NASA vai decidir só em 2026 como trazer amostras de Marte para a Terra

Avatar for Bruno DiasBruno DiasCuriosidadesjaneiro 9, 20251K Visualizações

Dentre os planetas do sistema solar, Marte foi sempre uma grande fonte de mistérios. Com o passar dos anos, as pesquisas foram ficando mais intensas e os robôs enviados nos dão informações e imagens cheias de detalhes. Além disso, as tecnologias são cada vez mais aprimoradas para que mais coisas sejam descobertas. No entanto, trazer coisas do Planeta Vermelho para a Terra não é uma coisa fácil. Tanto que a NASA anunciou na terça-feira, dessa semana, que só irá decidir em 2026 como trazer as amostras de Marte para o nosso planeta.

Nos últimos meses, o rover Perseverance fez a coleta de 30 tubos de material que possibilitam que os cientistas entendam mais a respeito do passado do planeta, inclusive se já existiu algum tipo de vida.

O plano inicial da NASA era trazer as amostras de Marte através da Mars Sample Return (MSR), uma campanha feita junto com a Agência Espacial Europeia (ESA). Contudo, esse projeto ficou mais caro do que era previsto e, mesmo assim, as amostras ainda chegariam na Terra apenas em meados de 2040.

Amostras de Marte chegando à Terra

Canaltech

Bill Nelson, administrador da agência espacial, anunciou ano passado que a NASA estava buscando ideias de centros de pesquisas para trazer essas amostras para a Terra. De todas as 11 propostas oferecidas, oito tiveram apoio financeiro para serem desenvolvidas.

Ainda no anúncio, a NASA explicou que os esforços estão sendo direcionados em duas arquiteturas da MSR. A primeira é um foguete com “guindaste” que tem um sistema parecido com o que levou os rovers Curiosity e Perseverance para a superfície de Marte , essa façanha custa 7,7 bilhões de dólares. Já a segunda, é um sistema de pouso criado pela indústria privada custando, provavelmente, 7,1 bilhões de dólares.

Conforme Nelson, a vantagem é que as duas opções são versões com um custo menor e mais rápidas do que a proposta original. Além disso, as amostras de Marte chegariam ao nosso planeta em 2035, mas para que isso se torne realidade, o Congresso norte-americano precisa de recursos financeiros.

Seja qual for a opção que a NASA escolha, talvez as amostras de Marte do Perseverance não sejam as primeiras a chegarem à Terra. Isso porque a China tem planos de lançar a própria missão para coletar as amostras em 2028 e, se for bem sucedida, elas podem chegar em 2031.

Fonte: Canaltech 

Imagens: Canaltech 

Seguir
Sidebar Buscar
Carregando

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...