O que pode ser feito se a Terra for ameaçada por um asteroide?

POR A redação    EM Ciência e Tecnologia      24/08/15 às 19h43

A tecnologia já é capaz de nos defender de muita coisa. Já existem meios defensivos caso um tsunami aconteça, um terremoto. Mas será que estaríamos preparados para um grande asteroide que ameaça a terra? Você já parou para pensar nessa possibilidade?

De acordo com o astrônomo Phil Plait, nós não estamos preparados para nos defender de um asteroide. Uma ameaça dessa na terra não é esperada nos próximos séculos, ele aponta uma sugestão para que a humanidade não tenha o mesmo fim trágico que os dinossauros.

Uma tempestade de fogo se espalharia pela atmosfera e vaporizaria qualquer forma de vida em seu caminho. Em apenas um dia, o planeta se tornaria inabitável! Descubra o que podemos fazer para nos defender.

NEOCam_NASA4X3-879x485

Em primeiro lugar, devíamos ter um bom sistema de vigilância do espaço. Algo que ainda não possuímos. A NASA criou um sensor infravermelho que promete ajudar os cientistas a detectar asteroides. O chamado Near Earth Object Camera (NEOcam) pode ser fundamental na missão de interceptar a rota de um asteroide. Ele é capaz de detectar ondas infravermelhas nas temperaturas e pressões do espaço. O aparelho é feito com mercúrio, cádmio e telúrio.

Infelizmente o sistema ainda está longe de se tornar realidade. Ainda não há uma data específica para o sensor começar a funcionar. Então o que fazer caso um asteroide ameace a terra?

size_810_16_9_sonda-asteroide

O astrônomo Plait, afirma que a solução seria o uso de uma sonda que viaja em direção ao asteroide e usa o conceito de "impacto cinético mais o puxão gravitacional". Isso tudo porque, quando a sonda colidir com o asteroide, a força do impacto mudaria rapidamente a velocidade da rocha, o suficiente para que ele passe pela terra. Loucura, não?

Mas e se esse asteroide faça uma volta no sol e volte a ameaçar a terra? Basicamente uma segunda sonda seria enviada para manter uma posição perto da rocha e usaria sua própia gravidade para puxar gentilmente a pedra especial para um órbita segura.

asteroide-20130109201900

Tomara que não levemos muito tempo para encontrar uma solução concreta. Até porque ninguém quer que a humanidade seja extinta. Será que teremos que habitar em outro planeta? Vai saber!

Fonte: History 

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+