O que seria da Terra se a água doce acabasse por completo?

POR A redação    EM Ciência e Tecnologia      07/10/15 às 17h47

A água potável do mundo é um recurso bastante escasso e presente em várias partes desiguais na superfície terrestre. A água é um recurso bastante abundante no nosso planeta, no entanto, especialistas afirmam que um possível colapso nas reservas de água doce do planeta pode ser uma raridade em alguns países.

Você gosta de um banho de chuva? Já pensou em beber a água da chuva enquanto toma um banho debaixo dela? Aqui no Ultra Curioso, nós já exibimos para você uma matéria que explica para você se beber água do ar condicionado ou da chuva faz mal (Clique aqui e confira a matéria).

O planeta Terra é tão abundante em água, mas o que aconteceria com a Terra se a água doce acabasse por completo?

agua-no-mundo-20120516172026

Segundo um relatório da Organização das Nações Unidas, a ONU, a superfície do planeta é coberta por cerca de 75% de água, enquanto apenas 3% representam o total de água doce no mundo presente em rios lagos, lagos e lençóis freáticos superficiais.

E a quantidade de água doce produzida naturalmente pelo seu ciclo é a mesma que nos anos de 1950. A previsão da ciência é que esse ciclo permaneça inalterado até 2050.

E as previsões mais pessimistas para o mundo, se a água potável acabasse, é que ela acabaria exatamente em 2050 e daí então o caos estaria implantado.

agua-mundo-750

Os cientistas afirmam que acabaria a carne nos mercados, pois são necessários mais de 43 mil litros de água para produzir apenas um quilo de carne.

Outra situação seria o fim da produção de grãos na região Centro-Oeste do Brasil, a maior da América Latina (em 2012).

A vida não seria muito viável e possível, pois a agropecuária e agricultura são uma das maiores áreas consumidoras de água do mundo.

especial-agua-o-mundo-e-um-recurso-precioso-3

Elas consomem mais de 70% do uso de água. Alimentos como a carne, milho, soja, feijão e outros grãos iriam faltar para a alimentação das pessoas.

De acordo com um relatório da International Desalination Association, para se obter 1 litro de água dessalinizada, são necessários 4 litros de água do mar.

E esse processo tem um custo de até US$ 0,90 o m³. Uma cidade como São Paulo consome mais de 80,5 bilhões de litros por mês e gastaria cerca de R$ 140 milhões em dessalinização para não sofrer com a falta de água no mundo. Mas existem outras teorias que apontam um cenário mais positivo.

Represa_seca

O coordenador do Programa Água para a Vida, Glauco Freitas, da ONG WWF-Brasil, "Poucas pessoas teriam acesso, provavelmente as mais abastadas. A água poderia virar um elemento segregador".

Antônio Félix Domingues, da Agência Nacional de Águas, declara que "A água só acaba se você acabar com o ciclo dela. Tudo é questão de custo. Com dinheiro, você pode tornar até sua urina potável".

A previsão é de que se a água acabasse, acabaria se tornando um motivo de disputa entre as nações e de exclusão social. Com o fim dela, as projeções afirmam que a vida no mundo não duraria muito tempo.

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+