Curiosidades

O trauma de virar meme na internet

0

Muitas pessoas sonham em viralizar e ficarem famosas na internet. Mas dependendo de como acontece, principalmente na adolescência, isso pode ter efeitos que duram a vida toda.

Um bom exemplo é o de Lara da Silva, a menina do meme “Já acabou, Jéssica?”. Quando tudo aconteceu, em 2015, ela tinha apenas 12 anos, no momento em que foi filmada brigando com uma colega na saída da escola.

Foto: Arquivo pessoal / BBC News Brasil

Por causa do vídeo, Lara começou a sofrer bullying, passou a se cortar e precisou fazer tratamento psiquiátrico. Isso tudo com apenas 12 anos de idade.

Atualmente, com 19 de idade, ela trabalha como auxiliar de limpeza. Juntamente com a outra menina do vídeo, ela processa as emissoras em que o vídeo foi exibido.

“Se eu parar pra pensar demais nisso, me faz mal. Não é algo que eu goste, mas é uma coisa que aconteceu, não tem como voltar atrás”, contou Lara da Silva para a BBC News Brasil.

Nissim Ourfali e meme do One Direction

Foto: Splash

Outra pessoa que teve experiência ruim com memes foi Nissim Ourfali, famoso pela paródia de uma música do One Direction sobre seu bar-mitzvá.

A família do garoto chegou a sofrer ataques antissemitas e ameaças de morte. Em 2012, ele processou o Google para que o vídeo fosse retirado do YouTube, e o processo segue em segredo de justiça. No ano de 2016 foi divulgada uma atualização sobre o caso que determinava que o material fosse excluído.

Débora e o meme da selfie com Oakley

Foto: Débora Cristina/Acervo pessoal

Com apenas 15 anos, Débora fez uma selfie com os óculos do primo em uma confraternização de família. A garota tirou a foto por estar de se sentindo bonita, porém, a imagem começou a ser compartilhada como um exemplo de mulher feia.

Assim, para a menina apelidada de “diva da Oakley” virar meme se tornou um trauma para a saúde mental e autoestima.

“Eu me sentia muito feia, muito humilhada e inferior às outras meninas. Nos comentários sobre os memes com a minha foto, falavam muito sobre a minha aparência e isso me chateava”, afirmou em entrevista para a BBC.

Os efeitos quando se vira meme adulto 

Foto: Reprodução

Apesar dos efeitos serem maiores na adolescência e infância, eles ainda existem quando se vira meme adulto. Um exemplo é Brittany Broski que foi demitida em 2019, aos 22 anos, depois de viralizar em um vídeo em que experimenta a bebida kombucha pela primeira vez.


Brittany trabalhava em um banco e até tentou explicar para os chefes que só havia postado o vídeo original e que foram outras pessoas que fizeram o meme. No entanto, ela acabou sendo demitida porque a empresa não queria o nome associado ao meme.

@brittany_broski Me trying Kombucha for the first time #foryoupage #foryou #fyp #AllBrandNew ♬ original sound – Brittany

Por já possuir maturidade, Brittany conseguiu virar a situação ao seu favor. Atualmente é criadora de conteúdo online com milhões de seguidores no TikTok.

“Virar um meme é muito desumanizador. As pessoas esquecem que você é uma pessoa real”, afirmou Brittany Broski em entrevista ao Buzzfeed.

Quen Blackwell e os filtros nas fotos

Foto: Reprodução

Quen Blackwell viralizou com apenas 16 anos ao postar vídeos de humor no Vine. Ela tentou usar a fama para divulgar a marca de comestíveis de sua família. Porém, isso não funcionou porque o público percebeu que ela usava filtros em suas publicações e começou a atacar a adolescente.

Por causa dos ataques, Queen desenvolveu distúrbios alimentares e depressão. Um dia, ela publicou um vídeo chorando e um fecho da cena virou seu meme mais popular, o da menina explicando algo para a mãe.

Ao Buzzfeed, ela afirmou que não recomenda a fama online para nenhum adolescente.

“Eu ainda estava me encontrando, experimentando, fazendo coisas doidas (…). É uma coisa horrível. Se você tem 16 anos e está na internet, saia dessa m*rda e vá cometer erros onde ninguém pode ver.”

Fonte: Splash

Nostradamus e Baba Vanga previram o que está acontecendo no mundo?

Artigo anterior

Menino de 9 anos foge de casa e entra em avião escondido de Manaus para Guarulhos

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido