Notícias

Menino de 9 anos foge de casa e entra em avião escondido de Manaus para Guarulhos

0

Fugir de casa é um ato que muitas crianças e adolescentes pensam em cometer. Porém, na manhã do último sábado (26), um garoto de 9 anos não só fugiu de casa em sua história surpreendente, como conseguiu embarcar em um avião escondido de Manaus para Guarulhos.

Sendo assim, o protagonista dessa história interessante foi Emanuel Marques de Oliveira, morador da Zona Oeste de Manaus. No final do dia, sua mãe percebeu que ele havia fugido de casa e comunicou sua comunidade sobre o desaparecimento.

No entanto, o que ela não esperava era que o menino de 9 anos teria embarcado sozinho em um voo da companhia aérea Latam. Assim, ele saiu do Aeroporto de Manaus e foi em direção ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

Emanuel não tinha passagem aérea, muito menos documentos e malas, mas contou como conseguiu fazer o percurso nessas condições. Após o ocorrido, a companhia aérea, assim como a empresa responsável pela administração do aeroporto de Manaus, já informaram que estão realizando investigações sobre como Emanuel conseguiu viajar.

Além disso, a Polícia Civil solicitou as câmeras de segurança e está apurando o caso. De acordo com nota publicada pela Polícia Civil, o menino agiu sem ajuda de adultos e, antes de partir, havia pesquisado “como entrar em um avião despercebido” na internet.

O órgão também destaca que Emanuel não tem histórico de violência familiar. Segundo a Polícia Civil, o motivo da fuga teria sido o desejo de morar em São Paulo com outros familiares.

Mãe conta sua história

Daniele Marques, eletricista e mãe de Emanuel, se viu em uma situação desesperadora quando viu que o filho não estava em casa ainda nas primeiras horas da manhã de sábado (26). A família mora na comunidade União da Vitória, no bairro Tarumã, em Manaus.

“Acordei às 5h30, fui ao quarto dele, e vi que ele estava dormindo normalmente. Depois mexi um pouco no celular e levantei novamente, já às 7h30, quando percebi que ele não estava mais no quarto e comecei e me desesperar”, afirmou.

A eletricista divulgou imagens do filho nas redes sociais comunicando o desaparecimento, além de registrar boletim de ocorrência na delegacia local. Então, a mãe recebeu a ligação de um funcionário da Latam, por volta das 22h do mesmo dia.

Assim, foi informada de que a criança estava no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. “Assim que eles me contaram que ele estava lá [no Aeroporto de Guarulhos], avisei a delegada. Os policiais até perguntaram se eu podia ir buscá-lo, mas eu disse que não teria como fazer isso, e sim queria que a empresa Latam retornasse com o meu filho”.

O passeio durou só um dia, porque o garoto voltou para Manaus na manhã de domingo (28) após negociações com o Conselho Tutelar.

Menino foge de casa e explica trajeto Manaus-Guarulhos

Aeroportos do Mundo

Daniele relata a história do filho. “Ele me disse que pegou alguns ônibus aleatórios aqui de casa [no bairro Tarumã-Açu, em Manaus] até chegar no aeroporto. Depois olhou no painel o horário dos voos, e entrou em um deles. O meu filho passou por três vistorias sem que alguém notasse que ele estava sozinho, sem documentação nem bilhete de embarque”, disse a mãe.

“O que eu fico pensando é como uma criança consegue passar por um sistema de aeroporto que é tão burocrático para gente passar. Por isso eu quero uma resposta da companhia aérea e do aeroporto sobre como o meu filho conseguiu embarcar sozinho”, contou Daniele.

Nota da Latam

A companhia aérea informou que acionou a Polícia Civil ao notar que o menor estava sozinho no voo. Então, o encaminharam para um abrigo enquanto aguardava os trâmites para voltar a Manaus.

Dessa forma, o Aeroporto Internacional de Manaus publicou que “preza pela segurança de todos e segue os procedimentos e normas de segurança da aviação civil”. Fonte: G1

O trauma de virar meme na internet

Matéria anterior

Em perigo de extinção, raia-borboleta é registrada no litoral de SP

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos