Natureza

O vulcão mais antigo do mundo fica no Brasil

vulcão
0

Você já ouviu dizer que no Brasil não existem vulcões? Pois saiba que essa afirmação não é verdadeira. A formação do nosso país está diretamente ligada à erupção desses imensos poços de magma, embora hoje não haja nenhum vulcão ativo ou que nos ofereça riscos. Uma curiosidade muito interessante sobre esse tema é que o vulcão mais antigo do mundo fica no Brasil.

Com 1,89 bilhão de anos, o antigo vulcão está localizado na região amazônica, especificamente entre os rios Tapajós e Jamanxim. Quando ativo, ele teria atingido até 400 metros de altura. No entanto, boa parte dessa formação antiga foi varrida pela ação das chuvas, dos ventos e, claro, do tempo.

Pixabay

Atividade vulcânica no Brasil

O arquipélago de Fernando de Noronha é um bom exemplo de como as atividades vulcânicas, que ocorreram há milhares de anos, influenciaram as formações existentes hoje no Brasil. O conjunto de ilhas é a parte visível de uma cadeia de montanhas submersas.

Essas montanhas foram formadas há 12 milhões de anos por conta das erupções de vulcões. A base da ilha principal fica a cerca de 4 mil metros abaixo do nível do mar.

Nos estados da região Sudeste e Sul, o derramamento vulcânico ocorreu de forma intensa. Essa característica originou terras muito férteis nessas regiões, como é o caso da “terra roxa”, que é rica em minerais. Esse é um ponto que favorece a riqueza da flora regional.

National Geographic

Atualmente, a não existência de vulcões no Brasil deve-se ao fato de o nosso território estar localizado em uma área continental das placas tectônicas. Isto é, ele está mais afastado da zona de encontro entre uma placa e outra. Além disso, nosso relevo é considerado geologicamente antigo, de forma que ele já foi muito desgastado pelos agentes erosivos, ao mesmo tempo em que as crateras vulcânicas já deixaram de existir.

Especulações sobre vulcões brasileiros

Em 1896, boatos sobre um possível vulcão na cidade de Santos, em São Paulo, ganharam força. As especulações passaram a ocorrer quando algumas escavações provocaram a insurgência de gases quentes, vindos do subsolo. Entretanto, logo depois foi descoberto que esses gases eram oriundos de um poço artesiano.

Por muito tempo, também acreditaram que existia um vulcão adormecido na cidade de Caldas Novas, em Goiás, já que a região é famosa pelas águas termais. Até a década de 70, a ideia era aceita até mesmo por geólogos. Contudo, o conceito mostrou-se falso.

Após diversos estudos que abrangem a região, pesquisadores provaram que jamais houve qualquer tipo de vulcão na região citada do estado de Goiás. A existência das águas termais em Caldas Novas é resultado do aquecimento geotérmico, que ocorre em inúmeros outros locais do mundo, incluindo a Antártida.

Fontes: Canal Tech, Mundo Educação

Conheça a história de Georgina e CR7: parece até filme!

Artigo anterior

Cientistas treinam vacas para usar banheiro

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido