Curiosidades

Cientistas treinam vacas para usar banheiro

0

Uma experiência realizada na Alemanha por pesquisadores alemães e da Nova Zelândia apontou que as vacas podem ser treinadas para utilizar um banheiro. Isso seria importante para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

Na experiência, os cientistas treinaram os animais para utilizar um banheiro criado especialmente para eles. Após isso, a urina foi coletada e tratada.

É importante lembrar que a amônia da urina das vacas se transforma em óxido nitroso, um gás de efeito estufa, após ser misturada com o solo. Além disso, em todo o globo, aproximadamente 10% de todas as emissões de gases de efeito estufa das atividades humanas têm como origem o gado.

As vacas do estudo

Soesp

Para o estudo, os pesquisadores tentaram ensinar 16 vacas a utilizar o banheiro, nomeado como “MooLoo” (“banheiro mu”, em tradução livre). A fazenda usada faz parte da propriedade do Instituto de Pesquisa para Biologia de Animais de Fazenda, na Alemanha.

As vacas que foram colocadas no MooLoo, receberam ração como recompensa depois de urinar. Após isso, os animais foram levados em uma área próxima ao MooLoo e recompensados por entrarem no cercado e urinarem. No entanto, os que mijaram fora do espaço do banheiro foram borrifados com água por três segundos.


Durante o terceiro estágio do treinamento, a distância do banheiro foi aumentada, assim como continuaram com as punições e recompensas.

Foto: BBC News Brasil

Ao final das dez sessões de treinamento, os pesquisadores destacaram que 11 das 16 vacas foram treinadas com sucesso para usar o banheiro.

“Muito rapidamente, com 15 a 20 idas ao banheiro em média, as vacas iniciavam elas próprias o uso do banheiro”, afirmou Lindsay Matthews, pesquisadora envolvida no estudo, à rádio Radio New Zealand.

“No final, três quartos dos animais estavam urinando no banheiro”, acrescenta ela. “Os bezerros mostraram um nível de desempenho comparável ao de crianças e superior ao de crianças muito novas”, aponta o estudo.

De acordo com os pesquisadores, colocar 80% da urina do gado em um modelo como o MooLoo pode provocar a redução de 56% nas emissões de amônia. Vale acrescentar que a diminuição dos níveis de urina na área de moradia dos animais melhora sua higiene e bem-estar.

Fonte: BBC

O vulcão mais antigo do mundo fica no Brasil

Matéria anterior

Idoso comemora 121 anos com bolo temático : “O terror do INSS”

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos