• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Onde realmente fica armazenado a gasolina nos postos de gasolina?

POR Victor Prado    EM Curiosidades      13/10/16 às 18h36

Nessa matéria vamos abordar uma dúvida que provavelmente você já teve, mas nunca teve a resposta. Ou melhor, já sabe a resposta, mas não tem ideia de como realmente funciona. Você sabe onde são guardados os combustíveis nos postos de gasolina? Provavelmente não, mas essa dúvida não vai durar muito tempo.

Para começar, vamos acabar com aquele mito que aquele objeto retangular, que é chamado de bomba, não é o local de armazenamento da gasolina. O combustível apenas passa por lá. Antes de chegar no seu veículo, todos os combustíveis, estão armazenados em tanques subterrâneos enormes.

postos-de-gasolina

Entrega da Gasolina

postos-de-gasolina

Antes de saber como funcionam esses tanques, você deve saber como a gasolina chega até esses tanques subterrâneos. Geralmente de 15 em 15 dias, os tanques são abastecidos. A imagem acima mostra a tampa do tanque e para ser feita esse abastecimento, demora apenas 15 minutos, podendo variar alguns minutos obviamente.

O combustível chega em caminhões de combustível e para que esse trabalho seja feito, exige um enorme treinamento para que não ocorra nenhum acidente. Existe um curso que se chama MOPP (Movimento Operacional de Produtos Perigosos) e sem ele não se pode ser um motorista desse tipo de produto.

Tanque

postos-de-gasolina

Existem diversas exigências para que esses tanques subterrâneos possam estar ali. Existem matérias certos, camadas a mais (tanto no tanque como no concreto ao redor do tanque") e existem vários mecanismos para saber se o tanque está cheio, vazio e também para limpeza.

postos-de-gasolina

Outra coisa bem interessante é que a grande maioria dos tanques não tem apenas um compartimento, mas sim três: um para a gasolina, um para o etanol e um para o diesel. Ao todo, eles podem ter 15 mil, 30 mil ou 60 mil litros, podendo variar de acordo com o tipo de tanque.

postos-de-gasolina

Existem também os tanques aéreos, que são praticamente a mesma coisa que os subterrâneos, mas com outras normas de segurança e acima do nível da terra.

Bomba

postos-de-gasolina

A bomba verdadeira fica na parte subterrânea e ela utiliza um motor para funcionar. Depois disso ela passa na parte que chamamos de bomba para contar o combustível e tudo mais. Nesse momento que podem ocorrer as famosas adulterações, onde você a bomba consta uma quantidade x de combustível, mas no seu carro chega uma quantidade menor.

Outra curiosidade sobre combustível é que você pode começar a utilizar no seu carro ou avisar para seu pai ou familiar que tenha carro, é com relação ao horário do abastecimento. Compensa mais você abastecer na parte da manhã. Para entender melhor, leia a matéria: Verdade ou mentira: Por que dizem ser melhor abastecer o carro pela manhã?

E aí, o que achou dessa matéria? Você já sabia disso? Se já sabia onde os combustíveis eram armazenados, já tinha visto algum tanque? Comenta aí e compartilha com seus amigos.

Próxima Matéria
Victor Prado
Passa na zoeira que aqui não tem limites, gold elohell no lolzin, minha playlist do Spotify destruiria sua vida social, de David Bowie a Vai Embrazando de Pokémon a Game of Thrones aqui é Vitão eclético. Homão da Porra. Instagram: victorh.prado
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+