• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 fatos científicos que te farão ler todos os dias

POR Leticia Rocha    EM Curiosidades      27/03/19 às 14h53

Ler é um dos hobbies mais antigos. Na verdade, antigamente, a leitura era um dos principais meios de aprendizado, isso e é claro, muito útil para a oratória. Até hoje, existem pessoas que são verdadeiramente apaixonadas por ler. Ao contrário de algumas outras que odeiam ler! Não suportam, sentem sono e nunca conseguiram terminar um livro na vida. Parece muito exagerado, mas acredite é verdade, essas pessoas existem. No entanto, a leitura é muito benéfica não apenas em questão de vocabulário e domínio da língua. Esses fatos te farão ler todos os dias.

A leitura traz grande benefício para nossa vida. Eles vão desde a saúde do nosso cérebro até a do nosso psicológico. Além de ser uma ferramente incrível para a criatividade. Descubra agora porque você deveria ler muito mais do que já lê.

1 - Empatia

Quando lemos, acabamos nos envolvendo com os personagens, profunda ou superficialmente. Acontece que esse envolvimento nos faz perceber melhor o outro e também mexe com nossa capacidade de refletir sobre nós mesmos. E por isso a leitura é uma excelente ferramenta nesse processo de gerar empatia.

2 - Criatividade

O hábito de ler está diretamente ligado à criatividade. De acordo com estudos realizados, após lerem obras de ficção, as pessoas conseguem entender melhor várias perspectivas de um mesmo assunto. Além de que, as pessoas compreendem com mais clareza mesmo as situações mais complicadas.

3 - Menos chance de desenvolver demência ou Alzheimer

A leitura trabalha também nossas habilidades mentais e por isso ler preserva nossas habilidades mentais. De acordo com um estudo publicado em 2013, ler ajuda a retardar sintomas de doenças como a demência e o mal de Alzheimer. Isso porque o processo de leitura trabalha diretamente com nosso cérebro e o mantém ativo.

4 - Maior expectativa de vida

Pode parecer estranho, mas a leitura é realmente uma grande aliada da vida saudável. Prova disso é que ela prolonga a expectativa de vida. Um estudo realizado com mais de 3 mil voluntários chegou a essa conclusão. As pessoas que dedicavam ao menos 3 horas da sua semana a leitura, viveram dois anos a mais. Isso, em comparação com pessoas que não liam regularmente.

5 - Menos preconceitos

Como nós já dissemos anteriormente, a leitura facilita esse processo de nos colocarmos no lugar do outro. Um estudo realizado com as obras de Harry Potter sugeriu que eles podem reduzir significativamente o preconceito contra homossexuais, refugiados e imigrantes. O que é um grande serviço para o bem-estar da sociedade.

6 - Estresse

Uma pesquisa, realizada em 2009, mostrou que a leitura reduz significativamente os níveis de estresse. Apenas 6 minutos de leitura são suficientes para diminuir a frequência cardíaca e aliviar a tensão muscular. Apenas o fato de fugir das preocupações do cotidiano já é o suficiente para causar um grande nível de relaxamento.

7 - Terapia

Por  incrível que pareça, existe uma terapia que se baseia na leitura, é a biblioterapia. Além de ajudar com o estresse, ajuda com sintomas de depressão e também com pertubações emocionais. O terapeuta pode indicar livros de ficção ou não  o conteúdo do livro, que é escolhido de acordo com o paciente.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Leticia Rocha
Jornalista e aprendiz de Dani Noce. No insta é ticia_rochaa
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+