• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

A origem do Lenny Face, o emoji mais safado das redes sociais

POR Thamyris Fernandes    EM Ciência e Tecnologia      20/10/14 às 19h09

Todo mundo que usa a internet com frequência e, principalmente, tem contas em redes sociais já deve ter visto por aí a representação de um rostinho "lerdo", em comentários duvidosos. Esse emoticon - como são chamadas essas junções de símbolos - é mundialmente conhecido como Lenny Face, Le Lenny Face, Le Face Face, Booty Hunter ou, simplesmente, de "carinha"; e é uma forma sutil de se referir ou fazer comentários sobre conteúdos pornográficos ou maliciosos. Pelo menos na internet brasileira!

Mas, longe das terras tupiniquins, o emoji nasceu com uma conotação totalmente diferente e muito mais inocente também. Aliás, para quem não sabe, o Lenny Face nasceu em 18 de novembro de 2012, no fórum finlandês Ylilauta; e se restringia a uma expressão de espanto pela quantidade de mensagens no tópico do site.

Os usuários da páginas discutiam, há dias, se o administrador deveria ou não reforçar a ferramenta de identificação de spans no fórum, quando um usuário anônimo se cansou da conversa e postou a carinha. Acompanhando o desenho, ele comentou, traduzindo sua expressão "esta discussão está vazando dos céus".

O comentário do cara e sua "criação" fizeram tanto sucesso no fórum que acabaram se espalhando, em pouquíssimo tempo, para outras páginas da internet. A carinha, inclusive, chegou a ser usada em seções de vídeo games e esportes de outros fóruns internacionais. (Clique para conferir também: As 100 "carinhas" mais usadas do Twitter).

Mas o auge do sucesso do emoticon foi mesmo quando ele chegou ao YouTube. Uma das primeiras paródias usando o Lenny Face, inclusive, foi uma em que o símbolo ganhava vida e interpretava o personagem Will Smith, no seriado "Um Maluco no Pedaço", que foi um verdadeiro sucesso nos anos 90.

Veja o vídeo:

O resultado disso, no final das contas, foi que o emoji já aparecia em mais de 1450 resultados no YouTube em novembro daquele mesmo ano. Hoje em dia, claro, esse número aumentou e soma mais de 156 mil vídeos que envolvem o símbolo. No facebook, aliás, lugar onde o Lenny Face é usado "sem dó", o meme contava com mais de 150 páginas dedicadas à ele, somente no mês em que surgiu na rede.

Não se sabe ao certo porque no Brasil a carinha ficou instantaneamente ligada aos conteúdos envolvendo "safadezas", mas a verdade é que ele casa muito bem com a temática, não é mesmo? O difícil, aliás, é conhecer alguém que nunca tenha usado essa junção de símbolos ou algumas de suas imagens derivadas, como você confere abaixo.

1.

2

2.

4

3.

6

E aí, está a fim de aprender a reproduzir a Lenny Face para seus futuros comentários sórdidos na net? Então anota aí como fazer:

1. Abra parênteses
2. Dê um espaçamento
3. Digite 0361 e, na sequência, pressione Alt+X
4. Execute a combinação Alt Gr+E
5. Dê um espaçamento
6. Digite 035C e, em seguida, pressione Alt+X
7. Digite 0296 e, na sequência, realize a combinação Alt+X
8. Dê um espaçamento
9. Digite 0361 e depois pressione Alt+X
10. Execute a combinação Alt Gr+E
11. Feche parênteses e pronto!
12. ...Ou, simplesmente, copie de outro lugar e cole no seu comentário! (Rs).

E aí, você sabia sobre a história desse meme?

Próxima Matéria
Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+