Mundo afora

Os índios e a Ditadura Militar: uma história que o Brasil desconhece

0

Segundo o site História Ilustrada, a FUNAI, manteve índios em sigilo dentro dos chamados centros de detenção para índios considerados infratores, entre os anos de 1969 e 1970.  A publicação ainda revela o nome do Estado de Minas Gerais e as cidades de Resplender e Carmésia como os locais que abrigaram esses centros sob vigia da polícia militar.

O site se baseia em diversas denúncias de tortura, trabalho escravo e desaparecimentos relacionadas ao Reformatório Krenak na cidade de Resplendor (MG) e à Fazenda Guarani na cidade de Carmésia (MG). Mais de uma centena de presos, de diversas etnias, vindos de pelo menos 11 estados brasileiros estiveram sob reclusão nestes locais, muitos deles estavam relacionados à luta contra a invasão de áreas hoje reconhecidamente pertencente aos indígenas.

Até hoje poucas informações são de conhecimento público a respeito do que acontecia nesses lugares, ninguém foi indenizado por violação de direitos humanos. O site relata ainda que o Estado brasileiro nunca assumiu a responsabilidade por esses crimes.

Veja um pequeno documentário sobre o tema:

Por que ficamos com a orelha vermelha e quente às vezes?

Artigo anterior

Já ouviu falar na piscina flutuante de Berlim?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido