Curiosidades

Os inusitados Patrimônios Imateriais da UNESCO

pizza
0

O Rio de Janeiro tornou-se Patrimônio Cultural da UNESCO, que é a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, em 2012. A função da agência é criar projetos de preservação de espaços como o Pão de Açúcar, no Rio, já que são espaços culturais e naturais com valor para a humanidade.

Mas também é uma das necessidades da UNESCO a proteção dos Patrimônios Imateriais, ou seja, de tradições, costumes, representações e expressões. Eles são protegidos por serem representativos para comunidades por fazerem parte da cultura local. A seguir, você descobrirá alguns inusitados Patrimônios Imateriais declarados pela Organização.

1. A pizza napolitana

A pizza napolitana, caracterizada por ser preparada apenas com molho de tomate, queijo e orégano, é Patrimônio Imaterial da UNESCO. Além disso, a pizza napolitana é servida comumente apenas em tamanho individual. Desde 1984 há, inclusive, uma associação da pizza napolitana, responsável por cuidar do legado.

pizza

Liv Up

2. Cerveja na Bélgica

A tradição de consumo e produção de cerveja na Bélgica se tornou Patrimônio Imaterial da UNESCO no ano de 2016. Atualmente, o país produz mais de 1.500 marcas, industrializadas e artesanais, e variados estilos, que são consumidos mundialmente.

3.  Competição de corte de grama

A competição anual de corte de grama é um evento importante na cidade de Kupres, na Bósnia e Herzegovina. Recentemente, a tradição foi protegida pela UNESCO. A competição é determinada pelo corte de grama com uma foice. Aquele que consegue cortar a maior quantidade de grama em menos tempo, vence. Essa é uma tradição passada de pai para filho.

4. A tradição do cuscuz

O cuscuz, comum em países como Argélia, Marrocos, Tunísia e até no Brasil, ganhou o status de Patrimônio Imaterial pela UNESCO. Em cada região, ele é feito de uma forma e pode ser salgado ou doce, servido puro, com vegetais cozidos ou com carne.

Segredos da Comida

5.  Solidariedade na Alemanha

Na Alemanha, cooperativas são formadas por grupos de pessoas que desejam solidariamente construir uma empresa comum, que possa promover econômica, cultural e socialmente seus associados. Esse ato se tornou Patrimônio Imaterial desde 2016. Os princípios cooperativos são uma realidade para cerca de 25% da população do país germânico. Isso representa aproximadamente 21 milhões de associados.

 6. As relojoarias mecânicas

A relojoaria mecânica localizada na cordilheira do Jura, nas montanhas entre a Suíça e a França, foi reconhecida pela UNESCO como uma tradição a ser preservada. Na região existem diversos artesãos, escolas, museus e associações que levam adiante as técnicas das relojoarias. Além disso, desde o século XVIII essa é a principal atividade econômica da região.

Essas pessoas sobreviveram ao impossível!

Artigo anterior

Esses são os carros mais caros do mundo

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido