Curiosidades

Você é corajoso? Então conheça os jogos mais assustadores já criados!

0

O terror é um gênero clássico para os videogames, apesar de ser menos popular que as armas ou plataformas. Colocar o jogador em ambientes assustadores, especialmente em primeira pessoa, é uma chance genial de aproveitar os consoles para transportar o jogador para um universo alternativo, onde seus medos são reais e físicos.

Entretanto, contrariamente aos filmes, parece que quanto mais fraco e não-heroico é o personagem, maior o medo: a sensação de impotência é o que torna demônios, alienígenas e espíritos ainda mais assustadores, e, se você gosta dessa sensação, não pode deixar de conferir os games da lista abaixo:

7) Lone Survivor

screenshotPS3cropped

Apesar de ser um jogo em 2d, esse clássico contava com uma história bastante envolvente, de um sobrevivente de uma praga que destroi grande parte da população, deixando-o preso num prédio abandonado. O problema é que o prédio não está tão abandonado assim, e criaturas bizarras e surreais são um grande problema, já que os recursos para batalhas são bastante limitados, de forma que você tem que recorrer à furtividade para permanecer vivo. Se você curte coisas bizarras ao estilo Twin Peaks, vai curtir esse jogo.

6) Resident Evil 4

re41

Apesar do Nemesis, Code Veronica e outras versões de Nïntendo 64 e Playstation 1 terem marcado época para a maioria das pessoas de nossa geração, é o quarto episódio da franquia que traz ambientes desolados e monstros realmente desafiadores, misturando aliens, parasitas simbióticos, seitas religiosas e zumbis num mesmo caldeirão, o que desagradou muitos fãs. Entretanto, é só ter a cabeça serrada pelo assassino encapuzado que percebemos que esse jogo está longe de ter sido malfeito, sendo um dos mais envolventes da franquia.

5) Condemned: Criminal Origins

13cco1

Essa história conta o caso de Ethan Thomas, agente do FBI que precisa pegar o “Serial Killer X”, que mata outros serial killers. Aos poucos, a mente do protagonista vai se corrompendo, e a maior parte dos combates é feita não com armas, mas com pedaços de pau e outras armas improvisadas dos ambientes sombrios do game. Violência e sustos de pular da cadeira são garantidos.

4) Dead Space

DS2_E32010_02-us

Esse clássico lembra em muito filmes como Prometeus, e gira em torno da clássica missão de resgate em um planeta misterioso, que obviamente está habitado por criaturas grotescas que precisam ser desmembradas e mutiladas para morrer, ao contrário de zumbis, em que apenas um bom tiro resolve o problema. Além disso, é bastante balanceado entre sustos e ambiente de terror, o que cria uma imersão bastante ameaçadora para o jogador.

3) Outlast

outlastday15

Imagine ser um jornalista que está armado com apenas uma câmera com visão noturna, e precisa de um furo em um hospício. Se a ideia não parece boa, vai ficar ainda pior: é claro que criaturas e assassinos diversos vão infestar o jogo, e se você ligar a câmera para vê-los, é mais fácil que percebam que você está ali. Sem chance de lutar ou se defender, é comum que seja necessário ficar na total escuridão, apenas monitorando sons para saber se movimentar-se é seguro ou não – e é claro que um erro de julgamento pode ser fatal.

2) Amnesia: The Dark Descent

Amnesia-screenshot-1-590x368

Esse jogo provavelmente foi a inspiração para Outlast, e é muito melhor que seu sucessor. Considerado um dos jogos mais assustadores de todos os tempos, ele começa com uma história bastante estranha: você acorda num castelo, com uma mensagem que diz que você mesmo apagou sua memória e precisa matar o barão desse castelo. Ah, você também está sendo perseguido por “alguma coisa”, que você não sabe o que é. E se você ficar encarando as figuras demoníacas que habitam o escuro desse castelo, insanidade começa a ser desenvolvida, mudando as cores do jogo e produzindo barulhos fantasmagóricos bastante perturbadores.

1) Silent Hill 2

Desculpe, mas numa lista de terror, não tem como Silent Hill não ficar em primeiro. Apesar de alguns episódios bastante toscos, a franquia geralmente é excepcional na criação de seus enredos e na capacidade de deixar seu protagonista-jogador praticamente indefeso. Quem não se lembra de ter que andar dentro de hoteis e hospícios abandonados com apenas um pente de munição e uma lanterna?

No caso do episódio 2, o personagem encarna James Sunderland, que recebe uma carta de sua esposa, que vem da cidade Silent Hill. Tudo certo, se essa esposa não estivesse morta há 3 anos. Indo até lá para investigar a situação, encontrará um inferno pessoal que desafia tabus e cria alguns dos personagens mais perturbadores de toda a história, deformados e sexuais de uma forma até hoje bastante polêmica.

Além disso, foi nesse game que aconteceu a primeira aparição de Pyramid Head, o vilão com uma espada gigantesca que é praticamente imortal, ao melhor estilo Nemesis, de RE.

16 imagens que mostram como são as comidas de hospitais ao redor do mundo

Artigo anterior

Mistério: Humanoide estranho é encontrado morto

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido