Notícias

Padre é afastado pela Arquidiocese de Natal após confessar relacionamento em áudio vazado

0

Após a polêmica do vazamento do áudio no qual um sacerdote confessou ter vivido um relacionamento extraconjugal com um homem, a Arquidiocese de Natal afastou, na última sexta-feira (3), o padre das funções ministrais.

De acordo com os relatos, o relacionamento aconteceu há cerca de 10 anos. Já o áudio que circula nas redes sociais desde sexta-feira é de 2019. Com isso, o padre foi afastado e o assunto chegou a ser um dos mais comentados do Twitter no fim de semana.

Na época do caso, o homem era noivo e o padre com o qual teve um relacionamento de natureza sexual celebrou o casamento dele com a esposa pouco tempo depois. Porém, anos mais tarde, quando ela descobriu o caso, ela confrontou os dois e gravou o áudio no qual o padre confessa a relação.

Em nota comentando o acontecimento, a Arquidiocese informou que o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, determinou o afastamento do padre para que “apurem os fatos e tomem as devidas providências”. Além disso, ele avisou que só ficou ciente da situação após o vazamento do áudio.

“Também determinou que fosse aberta uma investigação prévia, conforme prescreve o Direito Canônico, para que sejam averiguadas as possíveis responsabilidades”, explicou a nota.

Na gravação em questão, a mulher diz que o caso entre o homem e o sacerdote ocorreu entre 2010 e 2012, período antes do matrimônio. Já o padre era presidente do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano. Nessa posição, ele julgava denúncias contra outros padres assim como processos de nulidade de casamentos, entre outras funções.

História do padre viraliza

Dreamstime

O áudio do padre confessando a relação sexual que teve com um homem que estava noivo antes de oficializar seu casamento virou o assunto do final de semana do dia 3 de junho.

O homem em questão teria dormido algumas vezes na Paróquia a convite do sacerdote. Já o caso chocante aconteceu na Igreja Matriz Nossa Senhora de Candelária, em Natal.

Assim sendo, na conversa, a esposa, que já descobriu o caso por meio do marido, decide ouvir os fatos com o padre. No entanto, as histórias dos dois não são iguais. Isso porque o marido diz que os encontros duraram entre 2010 e 2012, enquanto o padre disse que foram apenas dois ou três encontros.

“Mas aí foi uma fraqueza. Nós nos confessamos e prometemos que não ia ter mais, em respeito até a você. E foi essa a palavra que ele usou”, disse o padre no áudio.

Depois de discutir sobre os fatos, o padre disse: “Eu tenho o maior carinho por você e por [o marido].” A mulher então responde que não tem. Em seguida, o padre ressalta “Minha amiga, se eu não tivesse carinho por você, eu não lhe respeitava como eu lhe respeito”. Nesse momento, a mulher responde: “Padre Júlio, o senhor transou com meu marido”.

A internet enlouqueceu com a transcrição do áudio, que virou até material para diversos memes. Assim sendo, independente da rede social, é possível encontrar piadas envolvendo o caso.

Nota da Arquidiocese de Natal na íntegra

“Tendo tomado conhecimento dos fatos que vieram à tona envolvendo o Pe. Júlio Cezar Souza Cavalcante, o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, determinou o afastamento do referido sacerdote de todas as suas funções ministeriais exercidas na Arquidiocese de Natal, a fim de que se possa apurar os fatos e tomar as devidas providências.”

“Também determinou que fosse aberta uma investigação prévia, conforme prescreve o Direito Canônico, para que sejam averiguadas as possíveis responsabilidades.”

“Rogamos ao Bom Deus que tudo seja esclarecido e, para o bem do povo de Deus, que possa reinar a paz nos corações”.

Fonte: G1

Ursinhos Criminosos? Bicho de pelúcia é visto com tornozeleira eletrônica

Matéria anterior

Homem é indiciado por chamar sogra de “galinha preta de macumba”

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos