Notícias

Ursinhos Criminosos? Bicho de pelúcia é visto com tornozeleira eletrônica

0

Na cidade de Quixadá, no Ceará, a Polícia Civil recebeu nesta sexta-feira (4) um objeto curioso que estava em um loteamento. Basicamente, tratava-se de um ursinho de pelúcia usando uma tornozeleira eletrônica.

Obviamente, o brinquedo não fez nada e não estrelará o Ursinhos Criminosos (remake de Ursinhos Carinhosos). Na verdade, o aparelho de rastreio é de uma detenta, a qual está foragida, mas, segundo as autoridades, já tem sua identidade revelada.

Fonte: SSPDS

Da pelúcia pra polícia

Conforme mostram as fotos e os vídeos, o aparelho de rastreio envolve todo o tronco do urso de pelúcia. Enquanto a alça está voltada para a barriga, a caixa com a estrutura do apetrecho está nas costas do bichinho. Dessa forma, aparenta-se que o brinquedo está usando uma pochete.

A propósito, não foram os policiais que encontraram a tornozeleira que estava no ursinho. Quem se deparou com o objeto foi um homem que passava por um loteamento no município de 87 mil habitantes.

Sendo assim, ele levou o aparelho até a Delegacia de Polícia Civil que atende a região. De imediato, as autoridades descobriram quem era a dona daquela tornozeleira, feita para monitorar as movimentações de presos que estão em liberdade provisória.

Nesse sentido, a detenta que portava o aparelho era uma mulher foragida. Sua fuga se deu durante o período em que ela estava cumprindo uma medida cautelar. Logo, as autoridades não sabiam mais do paradeiro dela.

Fonte: Pixbay

Agora, a Secretaria de Administração Penitenciária tem em mãos o último lugar em que a mulher esteve antes de sumir do mapa. Com isso, a polícia aguarda a ordem da Justiça para buscar a infratora e efetuar a sua recaptura.

Além disso, o órgão informou que as tornozeleiras eletrônicas continuam sendo uma eficiente forma de se acompanhar os detentos que cumprem suas penas fora da prisão. 

Como funciona uma tornozeleira eletrônica?

Em uso desde 2010, esses aparelhos servem para aliviar as lotações das prisões. Sendo assim, a pessoa com restrição de liberdade cumpre sua pena fora da cadeia, porém, ela deve obedecer a uma série de regras. Caso haja transgressão, o sujeito vira alvo de uma recaptura para o sistema prisional.

Portanto, quando o indivíduo quebra ou remove o apetrecho, a polícia é alertada à distância. Essas duas ações são consideradas faltas graves e geram a perda do direito do detento de progredir no regime de prisão em que ele estava. Além disso, tais condutas também cancelam qualquer saída temporária ou prisão domiciliar monitorada que ele pudesse vir a ter.

Apesar de maus exemplos como este do ursinho de pelúcia do Ceará, o objeto de rastreio tem sido válido em seu propósito. Afinal, ele permite que o detento possa estudar, trabalhar, ver sua família, e assim, intensificar o seu processo de ressocialização.

Fonte: A Gazeta

Nesse sentido, existem quatro situações em que a pessoa fica elegível a utilizar uma tornozeleira eletrônica:

  • Como medida cautelar para monitorar alguém que é alvo de um processo criminal;
  • Para monitorar prisões domiciliares;
  • Controlar as saídas temporárias;
  • Ajudar no cumprimento de medidas protetivas, já que se sabe a distância que o agressor está da vítima.

A tornozeleira localiza o indivíduo por meio do sistema GPS. Em seguida, essa ferramenta envia os dados à polícia através das redes das operadoras de celular. Sendo assim, com essas informações, os agentes sabem se o detento está cumprindo os horários combinados de saída e entrada na prisão, além de saber se ele está nos locais que lhe são permitidos estar.

A propósito, é competência do beneficiado manter a bateria da tornozeleira sempre cheia. Nesse sentido, caso ele a deixe descarregar intencionalmente, ele pode enfrentar punições judiciais.

Fonte: G1.

Jovem de BH que estudou em escola pública e aprendeu inglês sozinha consegue bolsa em Harvard

Artigo anterior

Padre é afastado pela Arquidiocese de Natal após confessar relacionamento em áudio vazado

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido