Entretenimento

Países que não existem mais

Tibete
0

A quantidade de países que temos no mundo não é uma lista totalmente reconhecida por conta de questões políticas, mas, podemos considerar que temos 193 países membros das Nações Unidas. A questão é: por quanto tempo essa lista será a mesma?

Pode parecer que tudo está decidido há muito tempo, mas o mundo é muito mais flexível do que pensamos. As nações surgem e são dissolvidas e isso aconteceu com o próprio Brasil! Veja quais são os países que não existem mais.

Tibete

Tibete

Tibete (Shutterstock)

O Tibete integrava a República da China entre 1912 e 1950, com autonomia. Sendo assim, com a formação do partido comunista da China em 1921,o qual Mao Tsé Tung liderava, o Tibete decidiu se separar da China.

Meses de negociações fracassadas passaram e forças armadas começaram a pressionar as fronteiras do Tibete. Então, a China invadiu o Tibete e reivindicou o território.

Império Etíope

O Império Etíope era chamado de Abissínia até o século 20, mas existiu desde 1270. Na sua época, era o estado mais antigo do mundo e um dos dois únicos cuja independência resistiu à Partilha da África, no século 19.

Então, a monarquia acabou sendo derrubada em um golpe de estado em 1974. Após isso, o império foi transformado em um estado socialista de partido único, fazendo o Império Etíope ser um dos países que não existem mais.

Pernambuco

Aqui, no Brasil, também houve uma nação dissolvida. Pernambuco se declarou independente em 6 de março de 1817, depois da Revolução Pernambucana, que buscava a independência da Coroa Portuguesa e também a manutenção do trabalho escravo.

Dessa forma, a Coroa cobrava impostos intensos da colônia. Logo, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco se uniram. Essa nação durou pouco mais de 70 dias, já que a Coroa oprimiu a revolução com muita violência.

Córsega

Córsega - países que não existem mais

Córsega (Getty Images)

A ilha de Córsega fica entre a Itália e a França, tendo sido uma propriedade pertencente das duas nações. Atualmente, considera-se a ilha uma coletividade territorial única da França, o que significa que o país governa o território, mas tem um grau de autonomia. Por isso, é tecnicamente um dos países que não existem mais.

Ceilão

Ceilão foi batizado em 1505 e fica a 31 quilômetros da Índia. Em 1802, ficou sob controle do Império Britânico e, em 4 de fevereiro de 1948, tornou-se independente. Então, em 1972, Ceilão mudou seu nome para Sri Lanka.

Pérsia

Em 550 antes de Cristo, o primeiro império persa conquistou muito território, incluindo partes da Europa, Oriente Médio, África e Ásia. O centro ficou ao redor do que conhecemos como Irã. Um golpe de estado derrubou o governo em 1921, se tornando o Irã oficialmente.

Bengala

Bangladesh

Bangladesh (Meer Abdul Qadir)

Bengala foi um dos impérios mais poderosos do sudeste asiático, cobrindo a área de Bangladesh e muito ao seu redor. Durante sua partilha, a região foi dividida em grupos étnicos e religiosos.

Sião

O Sião foi uma monarquia absoluta de 1238 a 1932, quando ocorreu uma revolução interna. Depois, se tornou uma monarquia constitucional e, em 1939, Sião ficou sob um regime militar fascista e se aliou ao Japão na Segunda Guerra Mundial. Dessa forma, quando as Forças Aliadas se mostraram mais vitoriosas, eles fizeram as pazes com o ocidente. Então, em 1949, o Sião tornou-se a Tailândia.

Tanganica

Tanganica trocou de mãos várias vezes. Só que o antigo país foi um estado que conquistou a independência em 9 de dezembro de 1961. Em 26 de abril de 1964, juntou-se oficialmente com a República Popular de Zanzibar.

Tchecoslováquia

República Tcheca

República Tcheca (CI Intercâmbio e Viagem)

Tchecoslováquia era uma democracia parlamentar de 1918 a 1935 e um exemplo de avanço industrial da Europa oriental. Depois da Segunda Guerra Mundial, as tropas soviéticas libertaram a nação do controle do Eixo.

Assim, a revolução de 1989 levou o partido comunista a renunciar e a nação se dividiu em dois países: a República Checa e a República Eslovaca. Qual lugar será que vai ser o próximo a mudar o mapa mundi agora?

Figuras históricas que eram pessoas horríveis

Matéria anterior

As casas mais seguras do mundo

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos