Quem tem um carro ou gosta do mundo automobilístico sempre quer estar a par de todas as novidades e inovações tecnológicas do ramo. Contudo, algumas coisas tidas como simples acabam passando desapercebidas e muitos nem sabem qual é a sua função de fato. Um exemplo disso são os pontos pretos no para-brisa do carro. Para que eles servem? E será que realmente tem alguma serventia?
Esses pontos pretos no para-brisa são vistos na maior parte dos carros modernos e, normalmente, estão junto de uma borda preta de tinta de cerâmica áspera chamada Frit. Isso é um padrão nos carros atuais, mas eles não são somente uma escolha decorativa.
Vidro do para-brisa
Segundo o site norte-americano DeDona Tint & Sound, uma das funções dos pontos pretos no para-brisa é para ajudar a mantê-los no lugar. Até porque, antes das décadas de 1950 e 1960, o para-brisa de um veículo era fixado com um guarnição de metal e somente depois foi que os adesivos começaram a ser usados.
Então, atualmente, os Frits existem para que o adesivo seja escondido e para que seja criada uma superfície mais rugosa que ajude a colá-la ao vidro. E não somente o lado interno tem a sua função. Os Frits do lado de fora agem como um escudo contra a radiação UV para proteger a ligação adesiva. Se eles não existissem, a cola iria começar a se deteriorar por conta da contínua exposição à luz do sol.
Função dos pontos pretos no para-brisa
No caso dos pontos pretos no para-brisa que estão junto com o Frits também tem sua utilidade no momento da produção. De acordo com o engenheiro da Pittsburgh Glass Works, os para-brisas são moldados dentro de um forno quente e nele o Frits esquenta mais rápido do que o resto do vidro. Por conta disso, se ele não estivesse ali, o material iria ter distorções óticas. Então, os pontos pretos no para-brisa ajudam no espalhamento da temperatura de uma forma mais uniforme.
Outra função deles é dar uma transição visual mais esteticamente agradável entre a borda e o resto do vidro. Além de também dar uma camada de proteção extra contra os raios solares.
E como os pontos pretos no para-brisa e o Frits são feitos juntos pelas fábricas é praticamente impossível tirá-los do carro. O recomendável é que no momento de limpar o carro sejam evitados objetos abrasivos ou produtos químicos agressivos para que os pontos pretos no para-brisa continuem desempenhando sua função.
Fonte: Gizmodo
Imagens: Glassdrive, YouTube