Cerca de 4,6 bilhões de anos atrás, época em que a estrela principal da região estava se desenvolvendo, o sistema solar se formou. Depois disso, a Terra e os outros planetas também começaram a se formar. O sistema solar é formado pelo Sol e mais 1.700 corpos celestes menores, entre cometas, asteroides e os planetas com seus satélites.
Como ele é onde a Terra está localizada, o sistema solar é a parte do espaço mais estudada. Além de ser onde existe uma diversidade grande de objetos cósmicos que podem ser pesquisados de forma minuciosa.
Por mais que o sistema solar tenha oito planetas e centenas de luas e milhares de outros corpos celestes, essa estrutura astronômica não é o limite do universo. Tanto que existem bilhões de objetos cósmicos em vários lugares bem além do nosso sistema.
Depois do sistema solar
O que é considerado sistema solar como se conhece é apenas a nossa região. No entanto, conforme mostraram os cientistas, existem milhares de outros sistemas de estrelas parecidas com o sol que tem planetas ao seu redor.
Além disso, em outras galáxias, como Andrômeda, os sistemas também são parecidos em uma parcialidade. E até o momento, os cientistas acreditam que tenham mais de 100 bilhões de galáxias universo afora.
“Um exoplaneta é um planeta além do nosso sistema solar. A maioria orbita outras estrelas, mas exoplanetas flutuantes, chamados de planetas errantes, não estão ligados a nenhuma. Confirmamos que há mais de 5.200 entre os bilhões de exoplanetas que acreditamos que exista. A maioria dos exoplanetas descobertos até agora está em uma região relativamente pequena de nossa galáxia, a Via Láctea. Mesmo o exoplaneta mais próximo conhecido da Terra, Proxima Centauri b, continua a cerca de 4 anos-luz de distância”, explicou a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos EUA (NASA).
Como o universo é tido como infinito por estar em expansão constante, se sabe que existe muito mais do que é possível imaginar depois do sistema solar. Além dos planetas, também existem vários asteroides, estrelas, luas e outros corpos celestes depois do sistema solar, e tudo ainda na Via Láctea. E sabendo que podem existir bilhões de galáxias, há muito mais coisas que não são conhecidas do que conhecidas.
Outro ponto é que, cada uma dessas galáxias tem vários sistemas estelares estendidos por medidas que ninguém sabe.
Fonte: Olhar digital
Imagens: Olhar digital