Curiosidades

Paraguai já não tem pacientes na UTI diagnosticados com a Covid-19

0

Atualmente, o Paraguai possui 239 infectados e 9 mortes. No entanto, o país já não apresenta pacientes na UTI diagnosticados com a Covid-19. Segundo o presidente do país, Mario Abdo Benítez, a redução dos casos é uma consequência direta da decisão de decretar uma quarentena obrigatório.

Além disso, também é válido lembrar que o país paralisou as atividades não essenciais três dias após o registro do primeiro caso de coronavírus no país. “Estamos bem e vamos ficar melhor”, afirmou o presidente do país.

Uma quarentena mais severa do que a de outros países

Em uma entrevista realizada nesta quarta-feira (29/04), Mario Abdo Benítez, presidente do Paraguai, anunciou que o país já não tem pacientes com a Covid-19 em unidades de terapia intensiva. “Podemos fizer que hoje não temos uma só pessoa em terapia intensiva”, afirmou Abdo ao falar sobre o novo coronavírus.

Em seguida, Abdo afirmou que a redução dos casos é uma consequência direta da decisão drástica tomada no dia 10 de março. Na decisão, o país já decretava uma quarentena severa “antes mesmo das medidas recomendadas pelas Organização Mundial da Saúde (OMS)“.

Desse modo, a partir de hoje (04/05), o Paraguai adotará a chamada “quarentena inteligente”. Esse deverá ser um retorno gradual às atividades de trabalho e lazr. Mas ainda, lembrando das medidas de distanciamento social e higiene. Contudo, as fronteiras do país continuam fechadas e o ensino a distância permanece até o mês de dezembro deste ano. Por fim, a quarentena mais restrita e obrigatória será mantida até o próximo domingo, onde só é permitido sair de casa para ir a mercados, farmácias e bancos.

Como funciona essa “quarentena inteligente”?

A chamada “quarentena inteligente” afrouxa as medidas adotadas há 55 dias por causa da pandemia do novo coronavírus. Desse modo, entre as medidas que fazem parte do decreto, a partir de hoje será permitido sair de casa das 5h às 21h. Porém, isso vale apenas para comprar alimentos, remédios e material de limpeza. Antes o limite para a realização dessas atividades era até 20h.

Além disso, o controle será realizado pela política paraguaia e as forças armas por meio da placa dos carros. Portanto, é preciso ficar de olho nos dias em que será possível sair de casa. Veículos com placas terminadas nos números 1, 3, 5, 7 e 9 podem transitar segunda, quarta, sexta e domingo. Enquanto isso, na terça, quinta e sábado a permissão é válida para carros com placas com finais 0, 2, 4, 6 e 8.

Com as novas regras, os ônibus urbanos voltaram a funcionar. Para o transporte público, o novo horário de funcionamento é de 8 horas às 15 horas. Com isso, viagens por estradas nacionais também foram liberadas, mas terão de passar por barreiras de controle. Fábricas, oficinas mecânicas, obras públicas e obras civis também estão sendo retomadas. No caso de salões de cabeleireiro e manicure, jardinagem, serviços domésticos e atendimentos de advogados e contadores, só é possível realizar o atendimento de até três pessoas por vez.

Em todo caso, continua proibido o uso de espaços comuns, como playgrounds, quadras e aparelhos de ginástica. Nesse caso, somente é possível fazer caminhadas e corridas até 500 metros de casa, com escala de horário conforme a idade.

Professor de Brasília é finalista para o ”Oscar” da Educação

Artigo anterior

Vespas assassinas foram vistas nos EUA oficialmente

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido