Curiosidades

Pesquisa mostra as piores senhas de 2020

0

Para a nossa segurança, precisamos de senha para quase tudo. Nos conectar em uma rede social, ter acesso a nossa conta bancária, realizar demais transações, em alguns casos, são necessárias senhas até para conseguir acesso ao local de trabalho. São tantos caracteres que muitas vezes ficamos perdidos.

As senhas são o que garantem a segurança das suas informações. Então, a gente parte do princípio de que elas não podem ser combinações simples óbvias, porque isso colocaria em risco o sigilo dos seus dados. Mas mesmo sabendo disso, as pessoas geralmente não dão muita importância para isso.

No entanto, na maioria das vezes, as pessoas usam senhas que até uma criança de cinco anos poderia adivinhar. Talvez por preguiça, dificuldade de memorizar senhas e também falta de criatividade. Mas o fato é que pessoas, geralmente, recorrem a algo bem óbvio, tanto para elas, quanto para qualquer outra pessoa.

Senhas

Mesmo que já estejamos em pleno século XXI, com a internet e vida online mais presente que nunca em nossas vidas, as pessoas ainda insistem em usar senhas fracas.

Tanto que, na última semana, o gerenciador de senhas NordPass divulgou um ranking, com as 200 senhas mais inseguras de 2020. Para isso, foi feito um levantamento e uma análise de mais de 275 milhões de senhas vazadas ao longo do ano. Com isso, foi mostrado que milhões de usuários ao redor do mundo ainda se arriscam com combinações simples como por exemplo, “123456”, “senha” ou “qwerty”, que é a sequência de letras no teclado.

Segundo o estudo, em vários casos, as senhas podem ser adivinhadas pelos criminosos e hackers em apenas alguns segundos. Nesse ano, a senha mais fraca e insegura mais popular do mundo foi o tradicional “123456”. Essa mesma senha ficou em segundo lugar ano passado.

Essa combinação de números foi adotada por mais de 2,5 milhões de pessoas. E foi exposta mais de 23 milhões de vezes nos vazamentos que o estudo usou para compô-lo. De acordo com a NordPass, seria preciso menos de um segundo para que um software que testa combinações para adivinhar senhas adivinhasse essa senha.

Não seguras

Contudo, essa não foi a única senha fraca e insegura desse ano. Entre as 20 mais fracas, a senha “picture1” foi novidade fazendo um comparativo com 2019, e ficou em terceiro lugar entre as senhas mais fracas. Essa combinação foi adotada por 371 mil usuários, e ela levaria três horas para ser descoberta por um hacker.

Algumas outras senhas já são recorrentes no ranking feito pela NordPass. Como por exemplo “password”, “1111111”, “123123” ou “1234567890”. Todas essas combinações seriam desvendadas em menos de um segundo por qualquer hacker.

Na décima posição está a palavra “senha”. E por ela ser uma palavra de origem portuguesa pode indicar que quem a está usando são usuários brasileiros. E que eles estão se arriscando ao entrar em qual for a rede em que usam essa senha. De acordo com a NordPass, 167 mil vazamentos que aconteceram tinham a palavra “senha”. E ela é tão fraca e insegura, que levaria apenas 10 segundos para que ela fosse descoberta.

Podemos estar bem perto de saber a real composição do Sol

Matéria anterior

6 coisas boas que aconteceram em 2020

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar