Pimenta Gota que "corrói" até moedas faz mal para saúde?

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Curiosidades      16/03/15 às 20h04

Um vídeo publicado no Facebook mostra uma experiência em que a pimenta gota aparentemente corrói uma moeda. De acordo com o vídeo, a pimenta teria ingredientes que corroem a moeda e fazem mal à saúde. Será que isso é realmente verdade?

O vídeo, publicado no início do mês, já foi visto mais de 5 milhões de vezes. O teste é feito com dois molhos diferentes de pimenta: gota e um molho caseiro à base de óleo.

pimenta

Um homem pinga um pouco do molho de pimenta Gota em uma moeda de 25 centavos e outra pequena quantidade de pimenta caseira em outra moeda.

Depois de 5 minutos, o homem que realiza o experimento limpa as moedas e mostra como a pimenta Gota possivelmente corrói mais o metal do que o molho de pimenta caseiro, já que a moeda com essa pimenta fica mais limpa.

É então que autor do vídeo sugere que os ingredientes da pimenta industrializada podem fazer mal à saúde, já que têm um efeito visível sobre a moeda.

Será possível?

O efeito provocado nas moedas mostrado no vídeo é real, no entanto, a possível corrosão não foi provocada pela ardência da pimenta, dos "carboidratos" ou da "soda cáustica", como é dito no vídeo.

A pimenta Gota, da mesma maneira que outras marcas desse tipo de molho picante, possui em sua composição ácido acético, mais conhecido como vinagre.

No caso da moeda de 25 centavos, que é revestida de bronze, ocorre oxidação quando o material entra em contato com o ácido cético e o cloro.

Ao colocar a pimenta em contato com a moeda, essas substâncias quebram as moléculas de óxido de cobre e a moeda fica mais clara, pois embora ela seja revestida de cobre, é feita de aço.

O mesmo efeito é verificado no zinco, por exemplo, material que reveste as moedas de 5 e 10 centavos.

Danos à saúde

pimenta

A mistura de vinagre e sal podem ter efeito sobre a moeda, mas não fazem mal nenhum à saúde. Além da pimenta, eles também podem estar presentes em diversos alimentos que consumimos com frequência.

O vinagre e o sal são, inclusive, utilizados pela medicina popular em forma de gargarejo como tratamento de dor de garganta, por exemplo.

 

 

Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+