• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 Fenômenos naturais incríveis que acontecem no nosso planeta

POR Rafael Miranda    EM Curiosidades      16/03/15 às 21h43

Muitos fenômenos naturais que acontecem no nosso planeta parecem fora de nossa realidade. Geralmente quando se pensa em fenômenos da natureza a maioria das pessoas lembram de furacões, tempestades, tsunamis, maremotos entre outros.

Os fenômenos naturais não se resumem somente a isso. Você vai conhecer alguns fenômenos naturais extraordinários que acontecem no nosso planeta mas que poucas pessoas conhecem.

Fenômeno luminescente na praia de Mudhdhoo

20

Esse fenômeno que ocorreu na água da praia de Mudhdhoo, nas Ilhas Maldivas, tornou a água luminosa. Tudo isso acontece devido a bioluminescência, um fenômeno em que há a produção e emissão de luz por um organismo vivo. Trata-se de uma forma de ocorrência natural de quimioluminescência, em que a energia resultante de uma reação química é lançada sob a forma de emissão de luz.

A bioluminescência ocorre em diversos grupos de organismos, desde vertebrados a invertebrados marinhos, assim como em microorganismos e animais terrestres. Organismos simbióticos contidos noutros organismos maiores são também capazes de bioluminescer.

Arco do Vale do Getu na China

21

A arco do vale do Getu é tão grande que um caça chinês, uma vez voou através dele, tornando-o um das mais marcantes rochas de escalada do mundo. O Vale é um lugar fantástico, repleto de cavernas, arcos e formações geológicas impressionantes. Está localizado em uma área montanhosa, conhecida como Getu, na província de Guizhou, no sul da China.  O arco possui 50m de altura, 70m de diâmetro e 137m de comprimento. De manhã, o sol brilha através do arco criando um feixe de luz.

Parque Nacional de Yosemite

22

O Parque Nacional de Yosemite é um parque nacional norte-americano localizado nas montanhas da Serra Nevada, no estado da Califórnia, nos condados de Mariposa e Tuolumne. Quando o sol bate nas águas da cachoeira em um ângulo específico é formado as chamada "quedas de fogo". O fenômeno acontece nos meses de fevereiro.

Cavernas de Gelo

23

Cavernas de gelo são estruturas temporárias que se originam em regiões glaciais. A água se congelou na formação destes glaciais de forma muito compacta e pouco oxigênio ficou aprisionado no meio destas cavernas. Por isso a coloração azul tão espetacular destes lugares, pois apenas o espectro de luz azul é refletido, enquanto as outras faixas de luz são absorvidas neste gelo.

Vagalumes

24

Os vagalumes são insetos bastante conhecidos por suas emissões de luz fosforescente. As suas larvas alimentam-se principalmente de vegetais e outros insetos menores. As espécie mais comum no Brasil é a Lampyris noctiluca, na qual apenas os machos são alados. Seus órgãos bioluminescentes localizam-se na parte inferior dos segmentos abdominais.

O vulcão que expele lava azul

25

O vulcão Kawah Ijen faz parte de uma cadeia montanhosa na Indonésia. As montanhas funcionam como uma mina de enxofre e a noite transforma-se em um verdadeiro espetáculo luminescente. A luz azul do ácido sulfúrico exalado pelo vulcão afetam milhares de mineiros que trabalham todos os dias à noite nas margens do vulcão. As chamas azuis do vulcão podem alcançar 5 metros de altura.

Cavernas de Waitomo

26

As cavernas de Waitomo são um sistema de cavernas é uma grande atração turística na região sul de Waikato, na Ilha Norte da Nova Zelândia. Acredita-se que estas cavernas tenham mais de dois milhões de anos. O maior destaque na caverna são as larvas de mosca Arachnocampa luminosa.

As larvas dessa mosca ficam no teto das cavernas e soltam um fio de seda com muco e veneno que possui a capacidade de produzir luz com o objetivo de atrair suas presas. Assim que um inseto fica preso, o fio de seda para de brilhar e é retraído para a boca da larva.

 

 

 

Próxima Matéria
Rafael Miranda
Criando forças para segurar o forninho de cada dia. Instagram: @rafaelmiranda17
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+