Por onde andam os memes da internet brasileira?
Tempo de leitura:4 Minutos, 21 Segundos

Por onde andam os memes da internet brasileira?

Mas afinal, o que é um Meme de Internet? Esse termo é usado para descrever um conceito de imagem, vídeo ou algo relacionado com humor, que se espalha pela internet. O termo é uma referência ao conceito de memes, que se refere a uma teoria ampla de informações culturais criada por Richard Dawkins em 1976, no seu livro The Selfish Gene.

A ideia do meme pode ser resumida por tudo aquilo que pe copiado ou imitado e que se espalha com rapidez entre as pessoas. Como a internet tem a capacidade de atingir milhões de pessoas em alguns instantes, os memes de internet podem também ser considerados como “informações virais”.O Brasil é uma prova de como os memes pode se espalhar rápido, pelo fato de que aqui já existiram vários memes de brasileiros, que fizeram sucesso, mesmo que por pouco tempo. Pensando nisso, pensamos em mostrar para vocês pode onde andam os memes de sucesso do Brasil, e temos a certeza que vocês vão adorar a nossa matéria, confiram:

Luisa Marilac

A travesti que fez fama ainda no ano de 2010, ao aparecer na piscina, tomando seus “bons drinks” e dizendo que “houve boatos de que eu estava na pior”. O vídeo foi feito por ela na Espanha, onde ela havia acabado de ser abandonada por um noivo que também levou seu dinheiro. Com a fama, ela voltou para o Brasil, onde trabalhava como camareira em um hotel e paralelamente, ela mantinha ativo seu canal no Youtube fazendo publicações de vídeos sobre vários assuntos. Ela disse a revista Época que chegou a ser convidada para ser candidata a deputada federal pelo PSOL, mas recusou. Segundo ela: “Achei que o partido pagava as próprias contas, mas tudo tem que ter patrocínio. E aí, é uma podridão…”

06

“Menos Luiza, que está no Canadá”

E quem não se lembra de Luiza? No início de 2012, o pai de Luiza fez um comercial e disse que fez questão de reunir toda a família para a ocasião, “menos a Luiza, que está no Canadá”. E foi essa simples frase que se tornou meme e deixou Luiza famosa. O alvoroço foi tão grande que fizeram até um evento para recepcionar Luiza na sua chegada ao Brasil. A jovem chegou a tentar a carreira de DJ na época, mas acabou não dando certo. Hoje em dia ela estuda odontologia.

004

Inês Brasil

Para quem não sabe, Inês Brasil morou na Alemanha por vários anos, e quando voltou para o Brasil, se tornou hit quando fez a inscrição para o “BBB13”. Inês Brasil fez sucesso do dia para a noite com frases marcantes como “alô, alô, graças a Deus”. Bom, todos nós sabemos que ela não foi selecionada para o reality show da Globo, mas ela aproveitou a fama dos seus memes para alavancar a sua carreira. Hoje ela faz shows por todo o país, além de ter lançado um álbum.

003

Nissim Ourfali

O que era para ser apenas um vídeo especial para um Bar Mitzvah (celebração tradicional judaica), ganhou outras proporções quando passou a ser compartilhado em peso nas redes sociais ainda em 2012. O vídeo trazia uma paródia de “That’s What Make You Beautiful”, do One Direction, com o marcante refrão “quando a gente viaja é irado, é dez, mas o melhor é quando vamos para a baleia”, e fez Nissim ter uma pequena fama. A família removeu o vídeo original, mas já era tarde, pois ele tinha sido replicado em várias outras plataformas. Sua família moveu um processo contra o Google pedindo a retirada dos vídeos de seus serviços, mas perdeu a ação em junho de 2014.

10

Para a nossa alegria

E como esquecer dos irmãos Suellen e Jefferson da Silva Barbosa? Eles gravaram um vídeo em 2012, onde apareciam dando gargalhadas enquanto cantavam desafinadamente o hino gospel “Para Nossa Alegria”, e acabaram se tornando por muito tempo uma sensação na internet. Bom, o que poucas pessoas sabem é que eles continuaram investindo na carreira musical, eles postam sobre os shows que fazem nas redes sociais. Em entrevista ao jornal “Extra” em 2014, Jefferson contou que os dois usaram o dinheiro ganho em shows para reformar a casa da família e comprar um carro usado. Jefferson ainda fazia um curso técnico de auxiliar de enfermagem, que hoje já deve estar finalizado.

2

“Pintinho Piu”

Em 2011 Dheymerson Farias tinha apenas 11 anos, e fez com que sua versão “Pintinho Piu” se tornasse viral, fazendo aquela música ficar gravada na nossa cabeça por dias. O menino que morava na cidade chamada Russas, no interior do Ceará, para morar na capital Fortaleza com seus pais e tentar a carreira artística. No final de 2013, ele lançou o álbum “Festa Animal”, mas não fez tanto sucesso quanto o seu meme. Em entrevista ao Extra, Ediana, mãe de Dheymerson, disse que os investimentos não deram retorno, mas que a família iria continuar a apoiar adolescente.

002

E aí amigos, já sabiam por onde andavam todos esses famosos memes? Comentem!