Curiosidades

7 artefatos minúsculos que se mostraram grandes descobertas

0

A mídia adora quando arqueólogos fazem grandes descobertas sobre o passado da humanidade, ou mesmo do mundo. Quando novos sítios arqueológicos são definidos, grandes construções do passado são encontradas, e nós ficamos em êxtase. É como se conseguíssemos recuperar um pouco de tudo aquilo que passou, mas não foi vivido por nós. Mas em meio a esses momentos, estão as descobertas de pequenos artefatos históricos. Apesar da força de mover o conhecimento humano, eles são marginalizados na maioria das vezes.

Nos últimos tempos, várias “pequenas grandes” descobertas foram feitas. Foram músicas ou réplicas de exércitos que possuem um grande valor histórico e que pode nos ajudar a entender o passado muito mais do que um cemitério inteiro. São os pequenos objetos que podem mostrar todo o comportamento de uma sociedade, assim como a cultura e algumas táticas de sobrevivência. Para te provar, listamos 7 artefatos minúsculos que se mostraram grandes descobertas.

1 – “Mini-guerreiros” de terracota

0101010101 1 600x374, Fatos Desconhecidos

Exército de Terracota é um dos principais pontos da China, sendo que é um exército de pedra em tamanho real, com vários homens, cavalos e carruagens. Funciona como sepultura do Primeiro Imperador da China, Qin Shi Huang. Acontece que, em 2007, foi encontrado uma miniatura do Exército de Terracota. Ao todo eram 300 soldados em miniatura, de 21 a 30 centímetros. Ao que tudo indica, a miniatura foi feita um século depois da original.

Por mais que você possa pensar que essa miniatura era um brinquedo, na verdade, se tratava de outro enfeite para sepultura. Tudo indica que seja de um príncipe chamado Liu Hong, da cidade de Linzi. Apesar disso, não há certeza, uma vez que o corpo nunca foi encontrado de fato.

2 – Fios de linho raros

01010010 600x396, Fatos Desconhecidos

No deserto de Negev, em Israel, existe uma região que foi abandonada há muitos séculos atrás. No local, foram encontrados muito objetos arqueológicos. Em 2017 um pequeno tesouro foi achado. Se trata de um pavio de lampada, com um tipo raro de fios de linho. Isso por que esse linho na região, a muito tempo atrás, tinha como único objetivo ser usado para queimar na lampada. Foi encontrado uma faixa de 1.500 anos de idade, aninhada dentro de um tubo de cobre, que mediu alguns centímetros de comprimento e foi mantida intacta pelas condições secas do deserto.

Com certeza, estava destinado a queimar em um alcançada de vidro bizantino, porém, por motivos desconhecidos nunca foi usado.

3 – Tiara de mamute

010010010 600x401, Fatos Desconhecidos

A Sibéria possui sítios arqueológicos que são o sonho de qualquer arqueólogo pelo mundo. Em um deles, na Caverna Denisova nas Montanhas Altai, foi encontrado um dos artefatos mais desejados da Era Paleolítica do norte da Eurásia, uma tiara. Essa tiara foi feita com marfim, ou seja, presa de mamutes. O objeto está estimado em 50 mil anos, e exigiu grande dedicação, uma vez que o animal precisou ser morto para usarem o marfim. Ainda não sabem quem foi que usou a coroa.

4 – Criança e pássaro

0101010 600x336, Fatos Desconhecidos

Em 2018, uma série de artefatos na Polônia passaram por um revisão por novos arqueólogos. Quando foram reexaminar, descobriram que uma ossada de uma criança estava faltando uma parte do corpo: a cabeça. Era um jovem de dez anos que morreu de desnutrição no século 18. A descoberta é bizarra, uma vez que onde ele foi colocado não havia mais nenhum outro corpo ou enterro no local ou mesmo no perímetro – que era uma  caverna.

Quando os pesquisadores buscaram a origem dessa descoberta, em 1960, revisaram todos os antigos detalhes e fotografias. Descobriram que o crânio foi perdido após a descoberta, mas tudo ficou estranho quando descobriram que no crânio, havia dois pequenos crânios de pássaros. Eles foram encontrados dentro da boca do corpo. Ninguém sabe explicar o motivo desses pássaros nesse fóssil ou porque esse garoto foi velado sozinho.

5 – Harpa de boca

010100100 600x378, Fatos Desconhecidos

Em cerca de mil e setecentos anos atrás, foram criados instrumentos musicais a partir de ossos. Em 2018, arqueólogos descobriram pequenas harpas de boca dessa época, na Rússia. A harpa de trabalho mediu 10,9 centímetros de comprimento e 8,4 centímetros de largura. O objetos parecem ter sido feitos de costelas de vacas e cavalos.

6 – Anel de Pilatos

010101001010 600x399, Fatos Desconhecidos

Na década de 1960, acharam um anel de cobre de cerca de 2 mil anos atrás. Ele foi encontrado no que um dia foi ao Palácio de Herodes. Graças a tecnologia, descobriram que no anel estava escrito “de Pilatos”. Ao que tudo indica, o anel pertence ao famoso Pôncio Pilatos, o homem que lavou as mãos e condenou Jesus à cruz.

7 – Lápis

0101010011 600x401, Fatos Desconhecidos

Em 2008, descobriram um artefato que foi muito importante para a humanidade na Sibéria. O pedaço de pedra produz uma cor avermelhada, e foi como um lápis rudimentar. Mais para um lápis de cera. O lápis foi usado por uma comunidade há cerca de 45 a 50 mil anos.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Para você que sabe que tamanho não é documento, aquele abraço.

Ela pediu a um estranho trocar de lugar no avião e isso mudou a vida dele para sempre

Matéria anterior

Vestido mostra quantas vezes mulheres são tocadas sem autorização em uma balada

Próxima matéria

Você também pode gostar

Mais em Curiosidades

Comentários

Comentários não são permitidos