Por que a cabeça dói quando tomamos algo muito gelado?

POR Ultra Curioso    EM Ciência e Tecnologia      17/09/15 às 20h20

Sol e calor são duas coisas que formam uma ótima combinação para quem sabe como lidar com elas. Afinal, quando a temperatura começa a aumentar nada melhor do que um bom pote de sorvete, uma piscina para refrescar e líquido, muito líquido gelado. Esse último item, porém, costuma ser até evitado por algumas pessoas pela "dor de cabeça" que eles proporcionam - literalmente.

Geralmente, quando tomamos um líquido muito gelado uma dor aguda e insuportável nos sobe à cabeça instantaneamente - ainda mais se tomarmos de maneira rápida. É como se tivéssemos congelado nosso cérebro. Mas por que isso acontece? Por que a cabeça dói quando tomamos algo muito gelado? A ciência responde.

Um estudo do Departamento de Veteranos do Sistema de Assistência a Saúde de Nova Jersey, em conjunto com a Universidade Nacional da Irlanda e a Universidade Harvard, afirma que a sensação de "congelamento do cérebro" pode ser também uma espécie de "gatilho" para outros tipos de dores de cabeça.

sorva

Foi pedido a um grupo de voluntários que todos tomassem um copo de água muito gelada. Todos sentiram uma terrível dor de cabeça no mesmo instante, e constatou-se que a dor foi gerada pelo aumento abrupto do fluxo sanguíneo na artéria cerebral, desaparecendo logo depois quando essa artéria se contrai.

Segundo um dos professores responsáveis pelo estudo,, Jorge Serrador, os resultados mostram que uma artéria específica chamada de artéria cerebral anterior se dilata rapidamente e inunda o cérebro com sangue quando a dor é sentida. A dor desaparece logo depois que a dilatação acaba. Pode parecer uma pesquisa simples e até boba, mas saiba que ela pode ser um importante passo para encontrar uma maneira de controlar o fluxo de sangue e, com isso, oferecer novos tratamentos para os vários tipos de dor de cabeça.

250px-Circle_of_Willis_es.svg

Portanto, não se preocupe com o famoso "congelamento do cérebro". A dilatação da sua artéria é uma reação natural do organismo e as pesquisas quanto a isso podem abrir portas na medicina!

Fonte: G1

Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+