Curiosidades

Por que a Lua está se afastando da Terra?

0

A Lua é um dos satélites que mais chama a atenção dos seres humanos, muitos chegam a acreditar que ela sempre esteve no lugar que está atualmente. No entanto, isso não é totalmente verdade.

Acredita-se que a Lua surgiu depois de um protoplaneta do tamanho de Marte colidir com a Terra, há 4,5 bilhões de anos. O astro iluminado teria sido formado após os destroços que sobraram se juntarem. Por meio de simulações computadorizadas, especialistas notaram que na época da criação a Lua estava bem mais próxima da Terra do que hoje em dia, com cerca de 22,5 mil km de distância.

O distanciamento

Hype Science

Atualmente, a Lua está a 402 mil km de distância da Terra. É importante ressaltar que a tendência é que o satélite se afaste cerca de uma taxa de 3,78 cm por ano, uma velocidade parecida com o crescimento da unha humana.

Mesmo que essa taxa de distanciamento pareça pequena, quando analisada a longo prazo, pode apresentar riscos maiores ao nosso planeta. Isso porque sem a Lua por perto, a Terra poderia ter um movimento de desaceleração o suficiente para fazê-la ser totalmente instável. Mas, para esse efeito colateral ocorrer seriam necessários bilhões de anos.

Vale lembrar que, na Terra primitiva, quando a Lua foi recém-formada, os dias tinham a duração de cinco horas. Mas, conforme o planeta foi ficando mais desacelerado, o dia começou a ter 24 horas. Acredita-se que no futuro os dias serão maiores que os nossos atuais.

Quais as causas do distanciamento?

Info Escola

O principal motivo para ocorrer o distanciamento da Lua é o efeito da força gravitacional que a Terra exerce sobre ela, assim como o oposto. O satélite natural é o responsável direto por criar as marés nos oceanos do planeta. Em contrapartida, quando estão altas, as marés geram um relevo na superfície do planeta, que resulta em energia de rotação.

Essa ação aumenta uma pequena quantidade de energia na Lua, empurrando-a para uma órbita mais alta, mais distantes e com maiores velocidades. Por causa disso, com o distanciamento a velocidade de rotação da Terra diminuirá, podendo fazer com que nosso planeta oscile, o que provocará um efeito devastador nas estações.

Devido à instabilidade, algumas partes do mundo teriam variações de temperaturas mais extremas que as atuais. Exemplo disso seria as temperaturas congelantes no inverno e em seguida temperaturas extremamente quentes no verão. Com isso, estima-se que a maioria das espécies de animais da Terra não conseguiriam se adaptar a essas mudanças climáticas e acabariam por entrar em extinção.

Fonte: Surgiu

O que se sabe sobre o vulcão em Tonga

Artigo anterior

BBB: saiba como foi a estreia do reality

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido