Curiosidades

Por que a origem da linguagem ainda é uma incógnita?

0

Por mais que a maioria das espécies da Terra se comuniquem de alguma maneira, nenhuma forma é parecida com a linguagem humana. E a linguagem em si é bem difícil de definir. Isso porque, ela tem expressões transitórias que não deixam rastros, ela nunca é inerte, vai mudando com o tempo, é flexível e está presente no mundo todo.

O ponto principal é que toda essa complexidade da linguagem faz com que sejamos únicos. É ela que permite que as pessoas interajam com seus semelhantes e falem a respeito do seu passado, presente ou futuro. Além disso, é através dela que o conhecimento é transmitido.

“As informações complexas inferidas que compartilhamos são baseadas no idioma, por isso ele é incrivelmente importante”, afirmou Wendy Sandler, professora emérita de linguística da Universidade de Haifa, em Israel.

Contudo, mesmo ela sendo a ferramenta mais preciosa, seja escrita, oral, por sinais, assobios ou qualquer outro tipo, ainda se sabe bem pouco a respeito de como a linguagem dos seres humanos surgiu.

A origem e evolução dela são uma incógnita bem grande para a comunidade científica. Segundo alguns especialistas, ela talvez seja a mais difícil de todas.

“Sabemos muito mais sobre o Big Bang da física do que sobre o Big Bang humano”, disse Morten Christiansen, professor de psicologia e codiretor do Programa de Ciências Cognitivas da Universidade de Cornell, em Nova York.

Linguagem antiga

BBC

“Se você tivesse que citar o idioma mais antigo, provavelmente diria babilônico ou egípcio antigo. Mas isso ainda não está nem perto do início da história da linguagem”, afirmou Maggie Tallerman, linguista da Universidade de Newcastle, no Reino Unido.

A realidade é que essa línguas são, fundamentalmente, iguais às suas versões modernas mesmo que elas sejam consideradas línguas antigas por existirem há seis mil anos.

Acredita-se que a linguagem tenha, pelo menos, 50 mil anos. No entanto, a grande maioria dos linguistas acredita que ela seja ainda bem mais antiga. Alguns deles dizem que ela pode ter até meio milhão de anos.

Além disso, mesmo com toda a diversidade de idiomas existentes, é possível que todos descendam de um antepassado comum. Isso se respalda em parte pela biologia da evolução.

Segundo a genética humana, nós viemos de uma população relativamente pequena na África. E mesmo que outras línguas possam ter aparecido fora desse grupo, as que se conhece até hoje, provavelmente são descendentes de modificações da usada por aquele grupo.

Hipóteses

BBC

Existem várias hipóteses a respeito de como a linguagem humana surgiu, mas nenhuma delas é conclusiva. “Nossas chances de saber a verdadeira origem da linguagem são relativamente baixas”, disse Morten Christiansen, um dos autores do estudo “Evolução da linguagem: consensos e controvérsias”.

Mesmo sabendo disso, vários cientistas desenvolveram hipóteses a respeito de como ela pode ter começado. Uma das mais difundidas é a de que a linguagem humana se originou primeiro através de gestos manuais.

“Como o que vemos em certos primatas, que os utilizam e combinam de diferentes maneiras para se comunicar”, acrescentou Christiansen, que é especialista na interação das limitações biológicas e ambientais na evolução, aquisição e processamento da linguagem.

Entretanto, esse fato dos primatas usarem gestos para se comunicar não quer dizer que automaticamente os humanos tenham usado primeiro suas mãos e depois a boca para se comunicarem.

“Não sei se o gesto veio primeiro. Acho que os humanos usaram a vocalização e os gestos manuais desde o início. Quero dizer que nossos parentes mais próximos, os chimpanzés, fazem isso”, disse Wendy Sandler, que dirige o Laboratório de Pesquisa de Linguagem de Sinais da Universidade de Haifa, em Israel.

Os cientistas que criticam essa teoria gestual dizem que ela tem duas grandes desvantagens quando comparada com a linguagem falada. Ela exige uma linha direta de visão e não pode ser usada ​​à noite.

Já os que defendem essa teoria de que os gestos surgiram primeiro se baseiam em estudos com crianças muito pequenas que destacam a ação de apontar seguida de gestos simbólicos. Tudo isso precede a aquisição da fala.

Por que a linguagem surgiu?

BBC

Um dos motivos que podem ter feito os primeiros humanos falarem pode ter sido para explorar o ambiente ao seu redor e consumir diferentes alimentos. Isso porque, se uma pessoa saía para explorar e encontrava comida, ela tinha que conseguir voltar para seu acampamento e comunicar onde aquele alimento estava.

Uma das hipóteses é que a linguagem se desenvolveu gradualmente ficando cada vez mais complexa. Já outra visão sugere que a gramática evoluiu mais rápido com o evento da especiação, ou seja, a formação de linhagens que produzem duas ou mais espécies diferentes. Isso foi o que deu origem aos humanos modernos há aproximadamente 120 mil anos.

No entanto, a maioria das hipóteses têm em comum a ideia de que a sintaxe da linguagem tem um desenho complexo, parecido com o nosso sistema visual, e que a adaptação biológica é a única forma de explicar a aparência desse esquema.

“A linguagem surge da interação de três sistemas adaptativos diferentes: aprendizagem individual, transmissão cultural e evolução biológica. Isso sugere que tanto a adaptação biológica quanto a transmissão cultural podem ter interagido com a evolução da linguagem”, disse o estudo “Evolução da linguagem: consensos e controvérsias”.

Por que a fala dominou?

BBC

Por mais que talvez nunca se saiba com certeza se os gestos vieram primeiro e depois a fala, ou se isso foi um trabalho complementar de ambas as habilidades, é certo que a fala predominou com relação aos gestos. Mas por que?

“Não sabemos, só podemos especular”, respondeu Sandler.

Contudo, de acordo com Christiansen, para descobrir como a linguagem se originou, é necessário entender como o nosso cérebro funciona, como a linguagem se estrutura e até mesmo como o aprendizado, a cultura e a evolução interagem.

Fonte: BBC

Imagens: BBC

Jardineiro Chavedegol Galvão foi nomeado a partir da união de nomes de seriado e carro

Artigo anterior

Clarão no céu em SP é resultado de explosão de meteoro perto da Terra

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido