• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Por que algumas pessoas ficam bêbadas com mais facilidade que outras?

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      12/02/19 às 17h53

Em toda rodinha de amigos sempre tem o que é considerado forte para bebida, que consegue beber uma quantidade alta de álcool e continuar bem e aquele que é o fraco para bebida, que com dois copos já está completamente bêbado. A certeza é que, grande quantidades de álcool fazem mal para a saúde em curto e longo prazo.

Os efeitos imediatos que o álcool provoca variam de acordo com o estado de saúde da pessoa e a frequência com que a pessoa bebe. E existem também alguns traços biológicos que afetam a forma como alguém reage à bebida, estando entre eles as características biológicas e físicas.

É mais provável que uma mulher sinta os efeitos do álcool do que um homem. Isso porque na média as mulheres são menores e tem um percentual de gordura menor que os homens. O tecido gorduroso não absorve o álcool, então nas mulheres a concentração de álcool no sangue tende a ser maior e com efeitos mais fortes. E se você é homem é mais provável que você seja maior e menos gordura corporal, logo a quantidade de álcool fica mais diluída.

E quando as pessoas envelhecem as pessoas normalmente ficam menos resistentes ao álcool. Os mais velhos tendem a ter menos água no corpo do que os mais jovens o que faz com que o álcool se concentre mais no sangue. Além do que suas células ficam mais sensíveis ao álcool conforme a idade aumenta e órgãos, como o cérebro, sentem o impacto do álcool mais rapidamente.

Variáveis

Mas os jovens também têm que tomar cuidado já que, segundo pesquisas, o excesso de bebida pode ser particularmente prejudicial para o cérebro das pessoas, já que ele ainda está em desenvolvimento.

As pessoas grandes ou acima do peso, normalmente, conseguem beber mais do que seus amigos mais magros sem ficarem tão bêbados. Isso acontece porque eles têm mais sangue no corpo, então a mesma quantidade de álcool se dilui mais e causa danos menores ao cérebro e outros órgãos. E se você tem um corpo maior, o fígado tem mais capacidade de processar a mesma quantidade de álcool mais rápido.

A geografia pode ter um efeito também. Pessoas do Leste Asiático podem não ficar somente bêbados como também podem sentir outros efeitos por causa do álcool. Isso é por causa da quebra do subproduto do álcool, o etanal. O fígado precisa trabalhar muito para se livrar deste químico mas, com uma variante específica de um gene, isso tem muito lentamente. E o etanal se acumula rapidamente causando dor.

Esse subproduto é muito mais tóxico do que o álcool e concentrado no corpo, ele faz o rosto corar e provoca dor de cabeça, náusea e palpitações cardíacas. E qualquer pessoa pode ter esse tipo de enzima que causa acumulação de etanal, independente da origem, mas pessoas do leste asiático são mais comuns de ter.

Momento da embriaguez

Nas imagens abaixo, mostramos como funciona o organismo de duas pessoas que lidam com a bebida de maneiras diferentes.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+