Sem categoria

Por que alguns insetos fêmea matam o macho após o sexo?

0

Ah, o instinto animal. Fonte infinita de tantas indagações e teorias, mas até hoje misterioso e desconhecido para a humanidade. Mais curioso ainda é quando exceções à  lei da sobrevivência e da autoproteção são vistas, como no caso do chamado “canibalismo sexual”. Em espécies de escorpiões e aranhas, como a famosa viúva negra, a estranha prática é realizada instintivamente, porém ainda não se sabe ao certo por qual razão. Animais, no geral – pense em gatos – são agressivos durante o ato sexual, mas o ato de matar é contraditório, se pensarmos que, com a morte do parceiro, as fêmeas teriam maior dificuldade para criar sua prole. Aqui um vídeo documentando o momento:

https://youtu.be/KYp_Xi4AtAQ

A teoria é de que quando insetos como o louva-a-deus são mortos durante o ato sexual, estariam servindo como uma fonte extra de alimentos essenciais para o desenvolvimento do filhote, como proteínas. Outra especulação seria a de que isso aumentaria a taxa de espermatozóides liberada, o que seria positivo para o processo de fecundação. Por isso, o mais estranho é que isso aconteceria com a aprovação do macho suicida, que é o que pode ser observado com a aranha australiana da espécie Latrodectus hasselti. O macho “oferece” seu abdômen à fêmea, colocando-o em sua mandíbula, após ter seu órgão sexual quebrado dentro dela.

Assim como no caso da viúva-negra, que na verdade não mata seu parceiro, várias espécies tem seus órgãos genitais dilacerados após o sexo, o que acaba gerando hemorragias mortais. Já partindo do princípio evolutivo, uma razão para o sacrifício seria o fim do ciclo: ao reproduzirem-se, os machos teriam a consciência de que seu papel existencial estaria cumprido. Quanta sofisticação filosófica pra uma aranha.

Quase lá

gdr-xysticus-cristatus-05149

As Xysticus cristatus prendem suas fêmeas com fios de seda, para conseguirem sair vivos da situação antes do fim da relação.

botanical-garden-botaniska

Já indivíduos do gênero Meta, comum em cavernas e formações rochosas, oferece insetos no ritual de acasalamento, o que deixa a fêmea ocupada e sem fome durante o ato. Depois, trata de fugir pra não ser obrigado a casar. Quer dizer, ser devorado vivo.

spinmic2

Já as Gasteracantha, Micratena (foto) e Eriophora usam fios de suas teias como instrumentos musicais, usando a vibração para atrair fêmas, que ficam dispostas à cópula após o comportamento. Será que foi daí que a Macarena tirou seu nome?

Conheça a incrível arte em giz de Rubén Belloso

Artigo anterior

10 lugares que você deve morrer sem jamais conhecer

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido