Curiosidades

Essas casas futuristas e auto-sustentáveis são homenagem a um escultor

0

Poucos lugares são mais seguros do que a nossas casas. O conforto do lar faz com que não nos preocupemos com o mundo lá fora e muitas vezes nos guarda melhor do que qualquer lugar. Por esse motivos, as pessoas costumam investir bastante em suas casas.

Há quem opte por morar em uma casa, na cidade, com o máximo de segurança possível, com cercas elétricas, câmeras de segurança e até animais protetores. Por outro lado, há quem opte por condomínios, sejam eles verticais ou horizontais, visando mais segurança.

Nesse ínterim, vemos o quão plural as pessoas e seus gostos são. Ademais, essa diversidade pode ser vista nas casas ao redor do mundo. Esse lugar que podemos finalmente relaxar e desfrutar de aconchego e muita tranquilidade nos traz o conceito de conforto. Contudo, esse conceito varia bastante de cultura para cultura. Podemos facilmente estranhar algumas coisas de casas fora da nossa realidade.

Casas

Casa

Por exemplo, as casas que foram projetadas pelo escritório Mask Architects, chamadas Madre Natura, são um desenvolvimento sustentável. Elas são um sistema modular em ambientes naturais. Para fazer esse projeto, os profissionais se inspiraram na escultura chamada “La Madre”, do artista Constantino Nivola.

O projeto das casas foi feito em Sardenha, na Itália. Ele é uma nova adição às áreas sociais, expositivas e de conveniência na comuna de Orani. Além de serem inspiradas em uma obra de arte, o design delas terá uma identidade icônica. Tudo isso porque as casas serão verdadeiras obras de arte habitáveis. Assim, as estruturas arquitetônicas transformarão a cidade.

Tal escritório de arquitetura é o primeiro do mundo a usar um sistema de construção de exoesqueleto impresso em aço em 3D. Esse sistema consegue suportar e distribuir todos os elementos funcionais das estruturas através de uma técnica nova de construção chamada exosteel.

Auto-sustentável

Casa

Além disso, os profissionais do Mask Architects querem integrar a arquitetura, arte e tecnologia nesse projeto de casas que é, na realidade, um museu habitável. Outro objetivo deles é preservar e proteger o patrimônio de Orani, além de homenagear Constantino Nivola e seu trabalho e continuar seu legado usando técnicas modernas e estilo integrado ao design.

As casas serão construídas em uma encosta que atualmente não está bem cuidada. Com isso, ela será transformada em trechos escalonados. Diferentes níveis serão feitos para os módulos serem instalados. Elas serão cercadas por paisagens naturais, o que faz com que esse projeto seja autossustentável e que trabalhe em harmonia com a natureza.

Vale dizer que a região da Sardenha é conhecida pelos seus ventos fortes. Por isso, as casas serão projetadas de uma forma que a passagem do vento possa acontecer nos vazios criados dos dois lados das casas.

Cada uma das casas foi projetada para ser autossustentável e também fornecer recursos energéticos para a rede do empreendimento. Além disso, cada uma delas foi projetada para ser expansível e flexível, com o objetivo de que elas consigam se adequar a qualquer terreno.

As casas são centralizadas com uma torre de energia obtida através do sol e dos ventos. Essa torre é coberta com painéis solares para coletar energia solar. Elas também terão um topo que gira 360° ao mesmo tempo que o vento. Isso também gerará energia de turbina eólica.

Módulo

Casa

Esse projeto também pode se adequar à área social. Por exemplo, durante a pandemia, essas casas podem ser usadas para que as pessoas façam um autoisolamento.

Isso porque, o espaço social pode ser divido em seções para usos diferentes e limitados. Eles foram projetados para serem expansíveis, flexíveis e adaptáveis. Com isso, eles podem ser usados de todas as forma possíveis.

Como resultado, os arquitetos conseguiram criar a estrutura exterior distinta da carcaça por conta desse esqueleto de metal. Tudo isso dá às pessoas um isolamento confortável do espaço, além de dar uma sensação estética de pedra branca assim como “La Madre”.

Fonte: Casa

Imagens: Casa

7 casais que se formaram no BBB e ainda estão juntos

Matéria anterior

7 livros que foram adaptados para o cinema

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos