Curiosidades

Por que as pessoas gostam tanto do BBB?

0

O Big Brother Brasil (BBB) é um dos assuntos mais comentados no momento. Todos os anos o reality vira assunto na rotina das pessoas que gostam, assim como na de quem não curte também. Mas para entender o porquê da sua fama, deve-se saber o que são os reality shows.

Reality shows são programas que prometem transmitir a realidade na televisão ou na internet. Por isso, eles prendem a atenção devido aos conflitos, intrigas, companheirismos e relações sociais.

O BBB teve a sua primeira edição em 2002, a segunda edição foi transmitida no mesmo ano. Já a partir de 2003, começou a ser um reality anual e que dura cerca de três meses. Apesar da fama no Brasil, ele foi criado na Holanda em 1999. O programa confina aproximadamente 20 pessoas, que são filmadas durante 24 horas por dia. Além disso, os participantes não podem ter nenhum contato com o mundo externo.

Os participantes são escolhidos pela produção e são eliminados semanalmente até a final, que conta com três pessoas. Durante a edição, ocorrem diversas provas que geram prêmios financeiros ou de imunidade.

Agora que você já sabe sobre as principais características do BBB, entenda  porque o reality é tão popular e possui tantos fãs.

Por que o BBB faz tanto sucesso?

Reprodução: Rede Globo.

O primeiro reality show estreou em 1973, nos Estados Unidos. Chamado de “Uma família americana”, ele acompanhou, ao longo de 12 episódios, o dia a dia de um casal e seus cinco filhos. Devido ao sucesso, logo outros realities surgiram.

No ano de 1999, um canal de TV da Holanda criou o formato chamado Big Brother, inspirado no livro “1984”, de George Orwell. A obra conta a história de uma sociedade que é vigiada o tempo todo pelo Estado. O contato era realizado apenas com o Big Brother, Grande Irmão, sendo esse o apresentador no mundo real.

O sucesso do reality ocorre por causa do prazer que as pessoas sentem de observar e julgar o comportamento do outro. Um fato que comprova isso é como as torcidas agem nas redes sociais, que exaltam ou cancelam um participante devido a suas ações individuais. Porém, ainda existem os telespectadores que assistem meramente por curiosidade ou para entender sobre o comportamento humano.

Outra explicação é que as pessoas se enxergavam nos participantes, visto que antes só tinha anônimos. Contudo, em 2020, começaram também a participar famosos no reality, o que despertou a curiosidade do público em conhecer o lado “real” dessas celebridades.

A explicação científica para gostarmos de reality shows

Reprodução: Rede Globo

Segundo um estudo publicado no Psychology Today, as pessoas se interessam por acompanhar o programa devido ao fato de poderem assistir a ele 24 horas por dia, sem interrupções nas diversas câmeras.

Isso porque pode ser considerado prazeroso assistir os participantes fazerem as coisas mais comuns do dia a dia, como se alimentar, limpar a casa e conversar. Além disso, pode chamar atenção o fato de ser possível consumir informações e experiências que não seriam possíveis de acessar normalmente.

Outro fator é que os realities podem suprir a necessidade de companhia por causa dos diferentes tipos de participantes, com histórias e personalidades diversas.

A psicóloga de análise comportamental Kimberly Ferreti Pereira disse em entrevista ao Canaltech que são diversos os fatores que podem influenciar o público a gostar ou não de realities. Entre eles está a representatividade, visto que um entretenimento com pessoas reais acaba por gerar mais interesse nas pessoas.

“Outro ponto pode ser a alienação, que nos mantém afastados de nós mesmos e ligados ao mundo. Algumas pessoas não conseguem, não querem ou até não foram ensinadas a lidar com suas questões de vida, e alienar-se ao consumir a vida dos outros na tela de uma televisão ou celular parece suprir esse vazio”, explica a psicóloga.

Fonte: Canaltech, IBC, Exame

Como era a higienização bucal na Idade Média

Artigo anterior

Famosos que foram revelados em reality shows

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido