Entretenimento

O livro que inspirou o BBB

0

Atualmente, temos vários tipos de programas que podemos acompanhar. Como por exemplo, temos novelas, filmes, seriados, programas de auditório e os reality shows. Esse último é um gênero que se baseia em acontecimentos da vida real. O que vemos ser transmitido por eles são relatos da realidade, e as pessoas que participam do programa não são personagens encenando. Um dos mais famosos do nosso país é o Big Brother Brasil (BBB).

A primeira temporada do programa foi ao ar na Rede Globo no dia 29 de janeiro de 2002, permanecendo no ar até 2 de abril. Desde então, todos os anos começa uma nova temporada com novos participantes em busca do prêmio milionário.

A dinâmica do reality nada mais é do que pessoas vivendo em uma casa por alguns meses e sendo vigiadas por câmeras 24 horas por dia. Cada movimento, cada discussão, cada briga é assistida por milhares de pessoas que pagam para ter acesso às câmeras.

Contudo, não são todos os espectadores que sabem qual é a relação relação entre o reality show mais famoso do Brasil e um livro chamado “1984”, de George Orwell.

Livro

Em 1949, George Orwell publicou seu grande sucesso “1984”, livro em que o programa original Big Brother foi inspirado. Em “1984” é contada a história da Oceania através de Winston, um funcionário público que começa a questionar seu trabalho, o sistema do lugar que vive e o papel de cada indivíduo.

Na Oceania, é vivida uma sociedade totalitária governada pelo “Grande Irmão”, ou melhor, pelo “Big Brother”, presentado por um homem com bigodes e líder do partido. O Big Brother se materializa apenas nas câmeras que vigiam os cidadãos 24 horas por dia, até mesmo quando estão dentro de suas casas.

Nessa sociedade, é dito que o Big Brother nunca erra. Para que isso seja uma verdade absoluta, tudo depende do trabalho de Winston. O cara é encarregado de corrigir tudo que foi publicado pela imprensa, livros ou qualquer outra coisa. Por exemplo, se o Big Brother diz hoje que a gasolina custa X, mas no dia seguinte a gasolina custa Y, Winston será encarregado de colocar em todos os registros que o Big Brother disse que o preço era Y.

Big Brother

Olhar conceito

Em outras palavras, o trabalho de Winston era basicamente destruir todas as evidências de que o Big Brother esteve errado em algum momento. Então, ele “muda o passado” diariamente.

Por conta disso, os cidadãos da Oceania perdem aos poucos sua identidade e não conseguem se lembrar de nenhum detalhe do passado, além de também não terem parâmetros para contestar a situação atual em que vivem.

O livro é uma visão um tanto sombria de um futuro no qual todos os cidadãos de um certo lugar são vigiados constantemente e a comunicação é distorcida para ajudar a opressão. Na prática, isso indica o controle de toda uma vida pública e particular a partir da televisão.

BBB

B9

Mesmo tantos anos depois de ter sido escrito, “1984” ainda é uma leitura atual, ainda mais quando pensamos que toda a história escrita por George Orwell tenta ser reproduzida todos os anos nos tais reality shows. O fato de um “Big Brother” ver tudo o que acontece, julgar as pessoas e quem está sendo observado não ter nenhum parâmetro do todo é, basicamente, a premissa do BBB.

Fonte: Olhar conceito

Imagens: Olhar conceito, B9

Quais são os tipos de anestesia existentes?

Matéria anterior

Por que alguns bebês são cabeludos e outros carecas?

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Continue in browser
To install tap Add to Home Screen
Add to Home Screen
Fatos Desconhecidos
Adicione nosso aplicativo web. Não vai ocupar espaço no seu telefone e você recebe as notificações de novos conteúdos.
Install
See this post in...
Fatos Desconhecidos
Chrome
Add Fatos Desconhecidos to Home Screen
Close

For an optimized experience on mobile, add Fatos Desconhecidos shortcut to your mobile device's home screen

1) Press the share button on your browser's menu bar
2) Press 'Add to Home Screen'.
Fatos Desconhecidos Nós gostaríamos de enviar notificações dos últimos conteúdos e atualizações que fazemos.
Dismiss
Allow Notifications