Por que as pessoas usam o termo "fila indiana"?

POR A redação    EM Curiosidades      05/02/16 às 17h13

É muito estranho pensar que nascemos em um sistema, e que nos acostumamos a ele. É por isso que coisas curiosas do nosso dia a dia, passam muitas vezes despercebidas. E é também por isso que nós aqui do Ultra decidimos criar uma matéria para falar de algo muito comum, mas incrivelmente interessante: a nossa famosa fila indiana.

E se tem alguém que tem "cacife" para falar de filas, somos nós brasileiros. Podemos dizer que passamos boa parte de nossas vidas nelas, praticamente vivemos em uma fila constante. Seja no banco, no restaurante, no trânsito, no banheiro... As filas por aqui são intermináveis, e nós já nos acostumamos tanto, que é comum calcularmos nosso tempo contando com os minutos ou horas que podemos perder em uma fila ou outra.

É claro que isso acontece porque nosso país ainda sofre com uma precária estrutura física e de serviços, mas não tem mais jeito, a tal "fila indiana" já está incrustada na nossa cultura, e se brincar até mesmo sentiríamos falta desse nosso hábito.

XINGU 7 MATO GROSSO 22.07.2007 OE CADERNO 2 VARIEDADES 09h03 Aldeia Kwikuro no Parque Nacional do Xingu recebe visita de equipe de jornalistas da Tv Cultura e outros veículos convidados para apresentar aos indigenas documentário feito pelo jornalista Washington Novaes e assistir a videos produzidos pelos próprios índios. Os indigenas fizeram diversas apresentações de dança para os visitantes. Na foto apresentação da dança do papagaio. FOTO TIAGO QUEIROZ/AE

Hoje em dia, todos sabemos que as filas funcionam como um recurso para organização e respeito. Assim cada um espera a sua vez durante o tempo que merece, ou seja, conforme a ordem de chegada naquele local. E é por isso, que muitas vezes nos frustramos ou nos irritamos com pessoas que não respeitam esse recurso.

Afinal, é ou não irritante passar horas em uma fila e  perceber que um outro individuo "lindo", "maravilhoso" simplesmente esta trapaceando, ou seja, está furando a tal fila? É como se existisse um código secreto, que ninguém nunca leu, mas todo sabe, se você chegou agora em um lugar e existe uma fila, você não deve (do not) furá-la.

Mas vamos direto ao assunto, você já parou para pensar no porque do termo "Fila indiana"? E porque não Fila espanhola ou coreana?

3

Bom, a questão é que o termo não é aleatório não, e tudo começou há 500 anos atrás, quando os portugueses aqui chegaram eles perceberam que os índios que aqui habitavam tinham um jeito muito "engraçado" de andar. Quando saiam em grupos, eles andavam assim mesmo, em filinha!

Mas eles não eram malucos não, alias eles eram muito espertinhos, porque o andar em fila nada mais era do que uma estratégia de guerra e de sobrevivência. Andando desse modo, os índios conseguiam não deixar rastros ao passar por dentro de um território inimigo.

4

Isso porque cada indiozinho pisava em cima da pegada do primeiro índio (que ia abrindo o caminho), e conforme pisavam as pegadas ficavam desfiguradas, e ninguém poderia dizer que eram humanas. Além disso, usando essa técnica eles garantiam que ninguém ia se perder no caminho.

O termo Fila Indiana surgiu portanto por conta da forma como os índios andavam quando os portugueses chegaram aqui. E vocês, achavam que tinha alguma coisa a ver com a Índia? E se surpreenderam com a explicação? Comenta aqui em baixo pra gente, nós adoramos saber o que vocês pensam.

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+