Por que é preciso ser solteira para ser Miss?

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Curiosidades      03/07/15 às 19h16

Quem gosta de concursos de beleza ou acompanhou as últimas notícias provavelmente viu a candidata de Sergipe Ana Luísa ganhar e perder a coroa de Miss Mundo Brasil.

Por que isso aconteceu? De acordo com os organizadores do evento o estado civil da jovem, que é casada, não está de acordo com o regulamento interno do concurso, que limita a participação de apenas mulheres solteiras.

Por causa disso, a posição de Miss Brasil ficou para a segunda colocada Catharina Choi Nunes, de 25 anos, que é a representante de Ilhabela, São Paulo.

Depois destes acontecimentos uma pergunta que muita gente fez é: por que uma miss precisa ser solteira? Para começo de conversa, o termo "miss" vem do inglês e quer dizer senhorita, ou seja mulheres que não são casadas.

miss b

Além de ser solteira, outras exigências para as candidatas a esses concursos de beleza é não ter filhos e nunca ter posado nua. Além disso, durante a competição as modelos tem outras mulheres como acompanhantes, que são as chaperonas, dessa maneira elas nunca saem sozinhas.

Ideal de beleza vitoriano

mulheres

De acordo com pesquisadores, todas as exigências feitas às candidatas ao título de Miss são feitas baseadas em um ideal de beleza vitoriano, em que a beleza é relacionada ao pudor.

 

Esse ideal é usado desde o primeiro concurso oficial de beleza que ocorreu nos Estados Unidos no século XIX, nessa época os concursos faziam parte das festas populares locais.

As candidatas eleitas representavam um modelo de mulher ideal para a época, bem parecido com o da era vitoriana, o que continua acontecendo até os dias de hoje.

Assim como as mulheres vitorianas ideias precisavam ser sensíveis e se parecerem com "anjos", a exigência de ser solteira e sem filhos foi adotada e continua sendo aplicada nesses concursos até os dias de hoje.

Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+