Curiosidades

Cartel mexicano utiliza eBay para comprar equipamentos militares

0

Fundado em setembro de 1995 nos Estados Unidos, por Perre Omidyar, engenheiro de software francês, o eBay é, hoje, um dos maiores sites de comércio eletrônico do mundo. A plataforma, além disso, foi uma das pioneiras a permitir que qualquer pessoa pudesse estabelecer transações comerciais com base em quase todo tipo de produto.

Por possuir uma vasta gama de itens, é no eBay que os usuários da Internet buscam os produtos mais difíceis de encontrar. Mesmo possuindo uma enorme opção, é preciso ter cuidado com o que se procura na plataforma. Afinal, nem tudo que está disponível é, em poucas palavras, considerado ‘legal’. Aproveitando tal cenário, Ismael Almada e seu irmão Carlos, decidiram usufruir de tal possibilidade para adquirir armas e acessórios de nível militar.

Armamentos

Conforme informou uma recente reportagem publicada pelo portal de notícias All That is Interesting, os armamentos adquiridos por ambos usuários da plataforma não eram destinados à diversão ou esporte, como por exemplo, à caça. Com o intuito de utilizar as armas para outros fins – e para não levantar suspeitas -, Almada e seu irmão utilizaram mais de 50 contas do PayPal e o cartão de crédito da mãe para comprar equipamentos táticos, como, por exemplo, lançadores de granadas, rifles, óculos de visão noturna e coletes à prova de balas.

De acordo com as informações que foram disponibilizadas pela Administração de Fiscalização de Drogas dos Estados Unidos (DEA), o arsenal de armas adquirido no eBay foi entregue pelos irmãos à Nova Geração (CJNG), um cartel que, atualmente, opera em Jalisco, no México.

Segundo a reportagem publicada pelo All That is Interesting, o cartel, formado em 2010, é conhecido por utilizar equipamento tático de nível militar. A maneira como operam tem espalhado medo entre os residentes de Jalisco. Ainda de acordo com o portal All That is Interesting, a CJNG, que recorre a atos de violência para conseguir o que quer, foi responsável, somente em 2020, por cerca de um terço de todos os homicídios no México. Em meio à estatística, encontram-se policiais, políticos e, claro, civis.

Atividades suspeitas no eBay

As autoridades americanas foram notificadas sobre a compra de armamentos em junho de 2019 pelo próprio PayPal. Após realizar uma investigação, as autoridades descobriram que as contas do PayPal que foram utilizadas para adquirir as armas no eBay estavam vinculadas a dois endereços, um em Jalisco e outro em Los Angeles.

As autoridades descobriram também outro envolvido na operação: Julio César Mejía Calix, presidente da Calix Packing, uma organização primária que opera embalando diversos tipos de produtos para envios. Foi exatamente por conta do envolvimento de Calix nas operações de Ismael e Carlos, que os investigadores federais descobriram o destino das armas.

Em setembro de 2019, as autoridades realizaram uma operação para vistoriar ambos endereços. Em um deles, estava Carlos, juntamente com uma gama de armas militares mortais – 22 rifles, dois lançadores de granadas e equipamento tático, bem como cocaína e metanfetamina.

Carlos foi enviado para a infame prisão de Puente Grande. Dias depois foi encontrado morto. Alguns apostam em suicídio. Outros acreditam que Carlos foi assassinado por outros membros do cartel.

Líder

A investigação colocou as autoridades americanas frente à frente com Rubén Oseguera, filho do fundador da CJNG, com Nemesio Oseguera-Cervantes. Também chamado de El Mencho, Oseguera-Cervantes é, hoje, um dos fugitivos mais procurados da DEA.

Ismael Almada, temendo por sua morte, decidiu se entregar. Em interrogatório, revelou que o irmão foi o único responsável por comparar as armas no eBay para, em seguida, revendê-las ao cartel.

As autoridades, em comunicado emitido à imprensa, revelaram que a CJNG segue expandindo-se cada vez mais. O cartel, atualmente, está presente em 24 dos 32 estados mexicanos.

6 lugares assombrados da Inglaterra que você jamais gostaria de visitar

Matéria anterior

Humanos foram predadores do ápice por 2 milhões de anos

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.