7 sinais que o corpo dá sobre como anda a sua saúde
Tempo de leitura:4 Minutos, 18 Segundos

7 sinais que o corpo dá sobre como anda a sua saúde

O nosso corpo está a todo o momento nos dando indícios do que está bem e o que não está. Devemos ficar atentos aos sinais que algumas partes nos dão. É possível, por exemplo, saber se uma pessoa está doente e até o que ela tem quando olhamos no fundo dos seus olhos. A cor dos olhos, a profundidade e a dilatação da pupila podem revelar tudo o que queremos saber. Nossas mãos também conseguem fazer isso, quando se mostram enrugadas ou ressecadas. A língua também é uma parte do corpo que pode dizer muito sobre a saúde da pessoa.

Enfim, o corpo está constantemente nos dizendo o que precisa de cuidados. Ele faz isso através de alguns sinais que podem servir de alerta para nossa saúde. Mostramos aqui o que significam alguns dos sinais que o corpo dá com relação à sua saúde.

1 – Pé dormente

A sensação de pé dormente geralmente acontece quando a pessoa fica sentada por um bom tempo sobre seu pé, ou um peso é colocado sobre ele. Quando uma pressão é aplicada em uma parte do corpo durante um período de tempo isso interrompe a comunicação  das fibras nervosas com o cérebro. Por conta disso, ele não consegue enviar para o pedaço do corpo as informações sobre o que ele deve fazer. Por isso a pessoa não consegue mexê-lo.

Além disso, os vasos sanguíneos também são pressionados, o que faz com que o sangue não circule normalmente na região. Esses dois fatores somados resultam no conhecido formigamento. Essa sensação é um aviso de que a pessoa deve mudar de posição. Até porque, se ela continuar por muito tempo na mesma posição ela pode ter sérios problemas.

2 – Rouquidão

A pessoa pode ficar rouca por vários fatores, como por exemplo, gripe, resfriado e fumo. As cordas vocais são músculos que ficam lado a lado e formam um V invertido dentro da laringe.

E quando essas pregas se juntam para deixar a saída de ar dos pulmões mais estreita, elas geram um som que, modulado, origina a voz. E qualquer inflamação ou inchaço das cordas vocais que de alguma forma dificulte essa passagem vai fazer com que a pessoa fique rouca.

3 – Coceira

A coceira pode ser despertado por alergias, infecções e até mesmo nervosismo. Mas ela também é um aviso de que o corpo entrou em contato com alguma substância estranha. Seja uma planta, pulga ou pernilongo, quando eles entram em contado com o corpo os receptores localizados na camada mais superficial da pele se irritam e começam a enviar um sinal de alerta para o cérebro.

Então, o reflexo natural é passar a unha na região que está irritada. Isso é, na verdade, o organismo tentando se livrar daquilo que está incomodando. Muitas das vezes isso não alivia, mas é o necessário para que o cérebro “desligue” o alerta e a pessoa pare de coçar.

4 – Músculos ardendo

Quem faz um treino pesado ou então pega duro algum dia na musculação com certeza já deve ter sentido essa sensação quase de queimação, de ardência dos músculos. Isso acontece por conta de um fenômeno chamado acidose.

Em condições normais, o pH do corpo é neutro. Mas em determinadas situações ele pode ser desequilibrado e acabar ficando mais ácido. Isso é o que acontece quando a pessoa faz exercício intenso.

5 – Gases

Nem todos os gases que as pessoas eliminam tem um cheiro desagradável. Tanto que 98% deles são inodoros.  “O odor ruim é proveniente da degradação de bactérias ou de uma deficiência enzimática do organismo, mas é algo que varia de pessoa a pessoa”, explica Maria do Carmo Passos, membro da Federação Brasileira de Gastrenterologia e coordenadora do Fapege.

Os gases entram no corpo das pessoas junto com os alimentos ou então pela própria respiração. E eles tem que ser expelidos. E uma dica para que os gases que saiam do seu corpo não incomodem outras pessoas é pegar leve na ingestão de feijão, repolho e couve-flor.

6 – Vermelho de vergonha

 

 

Ficar vermelho quando está com vergonha é controlado pelo mesmo sistema que faz a pessoa sair de uma situação quando ela vê um perigo iminente, o sistema simpático.

O corpo da pessoa libera adrenalina, que é um hormônio que acelera os batimentos do coração e dilata as pupilas, preparando o corpo para a pessoa sair de onde estiver o mais rápido possível. Além disso, a adrenalina também faz com que os vasos se dilatem para mais sangue passar neles. E com um volume maior de sangue a região da pele fica avermelhada.

7 – Pontos luminosos quando bate cabeça

Quando alguém bate a cabeça é comum que a pessoa veja alguns pontos luminosos. Esse fenômeno é uma das várias formas de se perceber a luz sem que ela tenha efetivamente alcançado o olho.

Essas manifestações são chamadas de fosfenos e são causadas por algum estímulo que vem de fora e avisa as células da retina para elas mandarem sinais elétricos para o cérebro. E como o cérebro não sabe do que se trata, ele entende que o olho está em seu modo normal. Por conta disso a pessoa vê esses pontinhos luminosos.

Continue in browser
To install tap Add to Home Screen
Add to Home Screen
Fatos Desconhecidos
Adicione o atalho da Fatos na sua home
Install
See this post in...
Fatos Desconhecidos
Chrome
Add Fatos Desconhecidos to Home Screen
Close

For an optimized experience on mobile, add Fatos Desconhecidos shortcut to your mobile device's home screen

1) Press the share button on your browser's menu bar
2) Press 'Add to Home Screen'.