Curiosidades

Por que existem os anos bissextos?

0

Você já parou para pensar por que existem os anos bissextos? De quatro em quatro anos, nosso calendário é ligeiramente alterado. Ao invés de termos 365 dias, temos 366.

O novo dia é acrescentado no mês de fevereiro, que deixa de ter 28 dias e passa a ter 29. Isso dá a maior dor de cabeça para os cartórios e para quem nasce no dia 29 de fevereiro. Afinal é uma data que acontece apenas de quatro em quatro anos e, por isso, uma criança não pode ser registrada nessa data.

Os nascidos nos anos bissextos, então, são registrados ou no dia 28 de fevereiro ou no dia 1 de março dependendo do horário em que nasceram (Os nascidos antes do meio dia são registrados no dia 28, os nascidos após esse horário ficam no primeiro dia de março), ou conforme o registrante do recém-nascido solicitar. A solução é simples, e apesar de alguns pais criarem resistência a ela, é a única forma de garantir que os documentos da pessoa fiquem em ordem.

A razão do dia extra é o movimento de translação da Terra, aquele que nos garante as estações e demora um ano para ser realizado. O movimento de translação demora um ano e um quarto de dia para ser feito. Sendo assim, matematicamente, esse movimento gera um dia completo de quatro em quatro anos. E este dia deve ser acrescentado ao calendário para que os dias terrestres estejam de acordo com os movimentos do universo.

“Conheça” 5 empresas que colaboraram com o nazismo

Artigo anterior

Nasa põe Wi-Fi na Lua

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido