Por que existem os anos bissextos?

POR A redação    EM Curiosidades      02/06/14 às 00h16

Você já parou para pensar por que existem os anos bissextos? De quatro em quatro anos, nosso calendário é ligeiramente alterado. Ao invés de termos 365 dias, temos 366.

O novo dia é acrescentado no mês de fevereiro, que deixa de ter 28 dias e passa a ter 29. Isso dá a maior dor de cabeça para os cartórios e para quem nasce no dia 29 de fevereiro. Afinal é uma data que acontece apenas de quatro em quatro anos e, por isso, uma criança não pode ser registrada nessa data.

Os nascidos nos anos bissextos, então, são registrados ou no dia 28 de fevereiro ou no dia 1 de março dependendo do horário em que nasceram (Os nascidos antes do meio dia são registrados no dia 28, os nascidos após esse horário ficam no primeiro dia de março), ou conforme o registrante do recém-nascido solicitar. A solução é simples, e apesar de alguns pais criarem resistência a ela, é a única forma de garantir que os documentos da pessoa fiquem em ordem.

A razão do dia extra é o movimento de translação da Terra, aquele que nos garante as estações e demora um ano para ser realizado. O movimento de translação demora um ano e um quarto de dia para ser feito. Sendo assim, matematicamente, esse movimento gera um dia completo de quatro em quatro anos. E este dia deve ser acrescentado ao calendário para que os dias terrestres estejam de acordo com os movimentos do universo.

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+