Os gatos foram domesticados pelo homem há milhares de anos e, desde então, essa parceria de sucesso se tornou cada vez mais forte. Estes animais são super inteligentes, contudo, algumas atitudes podem confundir bastante as pessoas. Como por exemplo, mesmo tendo uma grande variedade de brinquedos, os gatos preferem as caixas de papelão. Será que isso tem um motivo?
Os motivos pelos quais os gatos amam caixas de papelão são vários. Por mais que os brinquedos de pet shops sejam atrativos, geralmente eles não dão a mesma sensação de segurança que uma caixa proporciona. Até porque, os ratinhos ou bolinhas tem uma função específica, o que pode acabar limitando o interesse do bichano com o passar do tempo.
Enquanto isso, a caixa de papelão tem uma simples versatilidade que dá aos gatos a possibilidade de explorá-la de formas diferentes. Isso faz com que o animal tenha interesse por mais tempo. É por isso que até mesmo os gatos que tem muitos brinquedos irão dar prioridade para as caixas de papelão, justamente porque é uma coisa nova e diferente.
De acordo com a explicação da ciência, essa preferência envolve aspectos biológicos, comportamentais e ambientais. Conforme estudos, espaços fechados e pequenos ajudam a diminuir o estresse nos gatos.
Olhar digital
De acordo com um estudo publicado no Applied Animal Behaviour Science, em 2014, os gatos recém chegados em abrigos que tinham acesso à caixas de papelão tinham níveis de estresse mais baixos e se adaptavam de forma mais rápida ao ambiente novo.
O motivo disso acontecer é porque eles são animais que preferem evitar confrontos. Então, a caixa dá a eles um esconderijo seguro, o que vai de encontro com o instinto de fugir ao invés de enfrentar as ameaças.
Além disso, a regulação de temperatura corporal é outro motivo porque o papelão é um excelente isolante térmico. Então, as caixas podem ajudar os gatos a manter o calor corporal, principalmente, nos ambientes mais frios.
Com relação ao comportamento, os gatos são predadores naturais e têm instintos que fazem com que eles busquem lugares estratégicos para fazer suas emboscadas. Nesse ponto, as caixas de papelão servem como um ponto de observação perfeito onde eles podem se esconder e observar suas potenciais “presas”.
Outro motivo de haver essa história de amor entre gatos e caixas de papelão, é a textura agradável que serve para arranhar e morder. Além disso, o papelão pode ter aromas naturais, ou novos, que despertam a curiosidade.
Fonte: Olhar digital
Imagens: Olhar digital