Curiosidades

Por que no ocidente se escreve da esquerda para a direita?

0

Escrever é uma coisa que, por mais que não seja cotidiana para muitas pessoas, faz parte da nossa vida. E desde que começamos a aprender a escrever somos ensinados que as frases começam na esquerda em direção à direita. Mas você já se perguntou o motivo de escrevermos assim?

Essa maneira de escrever não é uma exclusividade do ocidente, e ela tem a ver com o lápis e papel de cada época e lugar. Por exemplo, no começo da escrita, o sentido era outro. As pessoas escreviam da direita para esquerda. Isso acontecia porque ela era feita à base de marreta e cinzel perfurando a pedra. E como 90% dos humanos são destros, as pessoas normalmente seguravam o cinzel com a marreta na mão direita. Com isso, o mais natural era que se fosse escrevendo para esquerda.

Escrever

Na prática

Mas tudo isso mudou quando boa parte das culturas trocou essas ferramentas por outras mais delicadas, no caso, tinta e papiro. As primeiras evidências do seu uso datam de 3200 a.C. no Egito.

Nessa época, o sentido de se escrever mudou para que fosse evitado que o escriba borrasse sua mão com a tinta fresca recém colocada no papiro. No caso de um escriba destro, seu braço não atrapalhava na visualização do texto quando se escrevia nesse sentido.

A mesma lógica vale para o papel e a caneta. Mas, naquela época, escrever da esquerda para direita era também uma questão econômica, já que o papiro era bem caro e sua produção exigia trabalhadores especializados. Então, não dava para ficar borrando sempre o que tinha que ser escrito.

É certo que o ocidente escreve da esquerda para direita, mas algumas sociedades continuaram a escrever da direita para a esquerda, como nos tempos da escrita na pedra.

Formas de escrita

Info escola

Além disso, também existem outras tradições de escritas diferentes da que usamos hoje em dia, como por exemplo:

Alguns textos gregos do século 7 a.C. eram escritos em bustrofédon, que é uma linha da esquerda para direita e a seguinte na direção contrária.

Existem línguas em que o jeito de escrever pode funcionar tanto na horizontal como na vertical. Esse é o caso do chinês e do japonês.

Alguns dos sistemas de escrita da direita para a esquerda são o árabe, o persa, o hebraico e o japonês.

Escrever melhor

Canaltech

Mesmo que escrever tenha seu sentido, isso não quer dizer que todos saibam escrever bem. Textos confusos e cheios de repetições de palavras estragam o dia de qualquer um. Por isso, o Google Docs vai resolver esse problema em sua raiz.

Desde o fim do mês passado, a plataforma de escrita disponibilizou sugestões para que as redações sejam mais objetivas e atrativas. Nesse sentido, as “intromissões” do editor automático vão assinalar quais trechos podem mudar. Basicamente, essa tecnologia é uma evolução dos já conhecidos corretores de ortografia.

O Google Docs já oferece algumas correções simples. Enquanto alguém escreve, se a palavra ficar sublinhada de azul, é porque há um problema de gramática ali. Por outro lado, se o vocábulo ficar vermelho, aí a questão é ortográfica.

Nesses dois casos, a própria plataforma apresenta alternativas para que você se adeque. Sendo assim, esse sistema permanece com a mesma dinâmica, porém com “toques” um pouco mais sofisticados.

As novas ferramentas ajudarão a pessoa a escrever melhor dando dicas relacionadas ao uso excessivo de voz passiva; repetições de palavras; linguagens excludentes; frases muito longas e termos que podem ser ofensivos.

Quando alguma dessas coisas acontecer, uma linha roxa surgirá abaixo do texto. Em seguida, a pessoa poderá passar o mouse em cima da marcação e clicar em uma das sugestões que a ferramenta oferecer.

Fonte: Superinteressante, Canal tech

Imagens: Na prática, Info escola, Canal tech

O mistério da inteligência animal

Artigo anterior

Jovem faz a própria rinoplastia após assistir vídeos na internet

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido