Mundo Animal

O mistério da inteligência animal

0

Quem tem um animal de estimação em casa com certeza já deve ter sido surpreendido com algum ato muito inteligente vindo dele. Os cães, principalmente, demonstram amor e têm comportamentos que deixam as pessoas impressionadas com tamanha inteligência. No mundo animal, podemos nos deparar com cada coisa que nos fazem admirar cada vez mais a inteligência animal.

E para a ciência não existem dúvidas, o cachorro é realmente inteligente. Os mais de 15 mil anos convivendo com humanos fizeram com que eles se tornassem a espécie que melhor nos entende. Em 1994, o especialista em comportamento animal, Stanley Coren, hoje professor da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, publicou o livro chamado “A inteligência dos cães” e mostrou que dentre eles também existia o equivalente a diferenças de QI entre as espécies.

Agora, novos estudos mostraram que os cachorros têm habilidades cognitivas sofisticadas, como por exemplo, memória episódica, capacidade de aprender sozinhos, de resolver problemas, de tomar as próprias decisões, compreender a linguagem humana e até de interpretar as emoções do dono.

Inteligência

Superinteressante

Além disso, o melhor amigo do homem também teria o chamado fator g ou a inteligência geral. Os psicólogos Rosalind Arden e Mark Adams fizeram um experimento com 68 border collies e descobriram que um cachorro que se sai bem em uma tarefa, tende a se sair bem em outras.

Os cachorros copiam os humanos até mesmo na capacidade de lembrar de eventos específicos. Essa habilidade é conhecida como memória episódica. Para provar isso, em um experimento húngaro, 35% dos cães imitaram uma ação feita pelo dono uma hora antes quando, de forma inesperada, receberam a ordem para fazê-lo.


“Essas descobertas mostram que os cães recordam eventos passados tão complexos como as ações humanas”, disseram os cientistas da Universidade Eötvös Loránd, de Budapeste.

Nesse ponto, os gatos não ficam para trás. Eles também conseguem gravar detalhes de locais, coisas ou ações. Isso quem descobriu através de um teste simples de buscar alimento foram os pesquisadores da Universidade de Kyoto. No experimento que eles fizeram, 49 gatos mostraram que recordavam dos recipientes que ainda tinham comida num intervalo de 15 minutos.

E na disputa de inteligência entre cães e gatos ainda não existe um veredito. Contudo, talvez os cachorros tenham uma vantagem porque têm cérebros maiores. No geral, crânios mais robustos são relacionados a uma maior capacidade intelectual. Mas isso não é uma relação de causa e efeito.

Macacos

Superinteressante

A inteligência animal não se restringe apenas a cães e gatos. Em 2013, os veterinários Jean-Felix Kinani e Dawn Zimmerman observavam gorilas no Parque Nacional dos Vulcões, no Havaí. No dia 14 de maio, eles viram uma coisa inédita. Uma fêmea chamada Ruanda usou ferramentas para conseguir comida.

Na situação, Ruanda viu um macho usar a mão para pegar formigas em um buraco e depois sacudir o braço para não ser mordido. Ela fez a mesma coisa. Mas depois, ela pegou um pedaço de madeira de 20 centímetros e o afundou no buraco. Então, ela retirou a madeira e lambeu as formigas dela.

A descoberta mostrou que os gorilas usam a habilidade de produzir ferramentas. Esse foi o traço de inteligência que colocou a civilização humana na Idade da Pedra.

Os primatas, na visão da ciência, são os primos mais inteligentes dos humanos. E entre eles, os orangotangos saem na frente porque, eles não apenas criam lanças e facas, como também ensinam a arte às novas gerações.

Golfinhos

Superinteressante

Dar nome às coisas é uma habilidade extremamente rara no mundo animal. Contudo, o estudo feito pelos pesquisadores da Universidade de St. Andrews, Reino Unido, mostrou que os golfinhos se identificam através de uma espécie de apito-assinatura, que os diferencia.

Além disso, eles também têm autoconsciência. E para provar isso, os pesquisadores colocaram pintas pretas nos animais do aquário de Nova York. Eles colocavam essas partes pintadas em frente ao espelho para tentar entender o que elas eram.

Esse são apenas alguns exemplos do mistério que é a inteligência animal. Várias espécies podem nos surpreender ainda mais com suas habilidades ao serem descobertas.

Fonte: Superinteressante 

Imagens: Superinteressante 

Denúncias de trabalho escravo doméstico duplicam após a história da Mulher da Casa Abandonada

Matéria anterior

Por que no ocidente se escreve da esquerda para a direita?

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos