O nosso corpo é totalmente diferente dos outros. Cada pessoa possui a sua individualidade física, mesmo que tenha um irmão ou irmã gêmea. Algumas dessas diferenças são gritantes e um tanto intrigantes, pois não possuem uma resposta clara ou nós simplesmente não sabemos muito a respeito. E falar de diferença sem citar o umbigo é algo quase impossível. Isso porque essa é, de longe, uma das partes do nosso corpo que mais intrigam. O motivo? A forma dele. Alguns são para fora, enquanto outros são para dentro. Você já se perguntou o motivo disso? Existe uma explicação plausível, acredite você ou não.
O seu umbigo é desses que consideramos “clássicos” ou aprofundado? Ou vai além e é daqueles ‘esquisitinhos’, bem para fora? Embora o formato não interfira, em muita coisa, na vida das pessoas e não passe de algo estético, há diversas pessoas por aí que desgostam ou até mesmo odeiam o seu umbigo. Sendo assim, se submetem até mesmo à cirurgias plásticas para correção. Uma coisa que muitos perguntam, afinal, é o motivo pelo qual existem dois formatos diferentes de umbigo? O que acontece para uma pessoa ter o umbigo para dentro ou para fora? Segundo especialistas, a explicação para essa pergunta é simples. Mas, para entendermos, é preciso voltar algumas casas.
Como o umbigo se forma?
Como quase todos nós sabemos, o umbigo é o resultado de uma cicatrização. Essa cicatrização é do rompimento do cordão umbilical na hora do parto. Sendo assim, os médicos ou parteiras costuram, após cortar o cordão, que antes servia para alimentar o bebê. Isso quando ele ainda estava dentro da barriga da mãe. Esse pedacinho, que fica colado à barriga do bebê, é curado em algumas semanas, em casa. Entretanto, cai com o tempo. Após isso, o que fica é o umbigo, em uma versão menor e, geralmente, do jeito que você tem agora.
E o formato?
Mas, ao contrário do que você provavelmente está pensando, não são os cuidados na hora da cicatrização que vão definir o formato do umbigo de uma pessoa. Na verdade, o fator determinante para que o umbigo seja profundo, ou não, costuma ser a quantidade de tecido cicatricial. Isso, neste local do corpo, é claro. No caso das pessoas com um umbigo mais projetado, essa quantidade de tecido é ainda maior. Entretanto, esse é um caso mais raro. Esses umbigos profundos são os mais comuns por aí, inclusive.
Como falamos anteriormente, o formato do umbigo é apenas para estética. Isso porque essa parte do nosso corpo não influencia em nada, e nem mesmo é motivo para doenças futuras. Embora possam haver ligações do formato com hérnias, por exemplo, o umbigo se molda por isso. Quando já temos um formato desde criança, ele se manterá assim para sempre, caso não haja qualquer tipo de complicação, como citada há pouco.
E aí, o que você achou dessa matéria? Tinha essa dúvida também? Comenta pra gente aí embaixo, afinal, seu feedback é extremamente importante para nós. Aproveite para compartilhar com seus amigos, pois muitas pessoas mantêm essa dúvida.