Por que os abutres não comem presas vivas?

POR Magno Oliver    EM Mundo Animal      20/02/17 às 20h00

Os abutres são aves um pouco difíceis de encontrar, assim como os pombos. Por que será que nunca vemos um filhote de pombo? Aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já exibimos para você o motivo.

Segundo o G1, "os cientistas descobriram que os abutres percorrem distâncias muito maiores do que se conhecia até agora, chegando a viajar até 220 km por dia e cruzando rotineiramente fronteiras nacionais.
As aves evitam se alimentar nos parques nacionais protegidos porque preferem não competir com outros carnívoros como leões e optam por buscar comida nas áreas agrícolas".

Mas porque os abutres só comem as presas depois de mortas e não as atacam ou fazem algum tipo de ameaça quando elas estão vivas?

Segundo artigo publicado pelo mentalfloss do especialista Stefan Pociask, em publicação no Quora, eles não caçam presas vivas por conta de dois fatores: os pés e os bicos. Os pés de um abutre são fracos e possuem um peso considerável ao das outras aves. De acordo com o artigo, "eles são como pés de galinha. Não são afiados, as garras não são longas, nem fortes. Um abutre não pode agarrar com elas.

Advinhe para que ele os usa? Sim, só para caminhar. Não são armas. Assim os abutres não podem matar uma presa viva, nem mesmo agarrá-las. Mas eles podem andar e equilibrar em um local muito melhor que uma águia-pesqueira com aquelas longas garras afiadas.

Por outro lado, enquanto o bico da maioria das aves de rapina são preocupantes, os bicos de um abutre são longos, grandes, afiados e fortes.

Eles os usam para rasgar grandes animais mortos, como lobos, leões elefantes. Um abutre não pode matar a presa viva com seu bico forte porque teria primeiro que pegá-la com seus pés de galinha. E isso não vai acontecer.

Os abutres são muito especializados. Eles comem, são bons em encontrar animais mortos e são muito bons nisso, mas geralmente não os caçam. Um abutre da Turquia tem um dos sentidos mais surpreendentes de cheiro no mundo animal. Eles podem cheirar uma carcaça podre de milhares de metros no ar.

E aqui está algo interessante: o Abutre-negro, um parente próximo, está quase sempre saindo com um abutre-da-Turquia (abutres de cabeça vermelha). Abutres negros dificilmente podem cheirar, então o que eles fazem é subir centenas de metros no céu e seguir os que são bons farejadores. Os abutres negros atuam como protetores".

O que achou da atuação do abutre no mundo da caça às presas? Mande seu comentário para gente!

Via   G1     mentalfloss  
Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+