Segundo os especialistas, você deve se sentir homenageado se chegar em casa e ganhar aquela lambida caprichada de seu cãozinho de estimação. Isso porque, na maioria das vezes, essa é a uma grande demonstração de afeto por parte do bichinho.
No passado, esse gesto era exclusivamente dirigido aos membros mais queridos de sua própria espécie (isso com relação a cachorros e lobos). No entanto, com a convivência doméstica, os cachorros começaram a estender essas atitudes aos seres humanos, especialmente aos seus donos, com quem apresentam maior empatia.

Publicidade
continue a leitura

Os estudiosos do mundo animal dizem ainda que a lambida pode significar submissão, se for dada próxima à boca. Para os cães, essa é uma forma de reconhecer a autoridade do líder. Nesse caso, seria uma reverência aos seus donos.

Publicidade
continue a leitura

Mas as lambidas dos caninos também podem ser menos nobres, pelo menos sob a interpretação de higiene dos humanos. Isso porque eles também usam a língua para captar substâncias de outros animais, como a urina, usada entre eles para demarcar território.

Aliás, esse detalhe leva a um outro assunto importante: não pense que seu cachorro é um porcalhão incorrigível na próxima vez que o ver cheirando xixi. Na linguagem canina, ele está apenas (e inocentemente) certificando de que não invadiu o território alheio.

Publicidade
continue a leitura
Publicado em: 28/07/14 14h46