Curiosidades

Por que as axilas fedem?

0

Ter axilas fedorentas pode te deixar bastante constrangido, embora esse seja um problema com o qual a maioria das pessoas já lidou! Comumente conhecido como Cheiro Corporal (CC) e tecnicamente como bromidrose, as axilas fedidas geralmente não são motivo de preocupação em relação à saúde.

Você pode tomar medidas para ajudar a minimizar e prevenir o odor nas axilas, o que pode aliviar um pouco a sua ansiedade. No entanto, uma dúvida que todos têm é: por que as axilas fedem quando estão suadas? 

O que causa axilas fedorentas?

Reprodução

Seu corpo está coberto de glândulas sudoríparas, porque o suor é uma função essencial que nos ajuda a esfriar. Em resumo, existem dois tipos principais de glândulas sudoríparas, as écrinas e as apócrinas. 

As glândulas écrinas cobrem grande parte do corpo e se abrem diretamente na superfície da pele. Já as glândulas apócrinas ocorrem em áreas que contêm muitos folículos capilares, como a virilha e a axila. Em vez de se abrirem para a superfície da pele, as glândulas apócrinas se esvaziam no folículo piloso e se abrem para a superfície.

Quando seu corpo se aquece, as glândulas écrinas liberam suor, que esfria seu corpo. É normalmente inodoro, até que as bactérias em sua pele comecem a se decompor. Certos alimentos e bebidas que você consume, bem como certos tipos de medicamentos, também podem fazer com que o suor écrino exale um odor.

Agora, as glândulas apócrinas trabalham principalmente sob estresse, secretando um líquido inodoro. Este fluido começa a desenvolver um odor quando entra em contato com bactérias em sua pele. Essas glândulas não começam a funcionar até a puberdade, e é por isso que, geralmente, as pessoas começam a sentir o odor corporal apenas depois de se tornarem adolescentes. 

Embora isso seja normal, algumas pessoas suam mais do que o normal. Essa condição é chamada de hiperidrose. Pessoas com hiperidrose suam excessivamente, especialmente das mãos, pés e axilas. Se o seu médico achar que você pode ter essa condição, ele pode fazer testes para confirmar o diagnóstico e fornecer tratamento correto.

Como evitar o odor

Istock

Como lidar com axilas fedorentas depende da gravidade e das causas subjacentes do odor corporal, o odor pode estar presente devido à higiene ineficaz ou ao não uso dos produtos certos.

Usar um antitranspirante ou desodorante ou uma combinação de antitranspirante-desodorante após o banho diário pode ajudar a remediar o odor nas axilas. Às vezes, você precisa experimentar diferentes tipos para ver qual funciona melhor para você.

Os antitranspirantes ajudam a reduzir a quantidade de suor produzido, bloqueando temporariamente os poros que liberam o suor. Quanto menos suor sobe à superfície da pele, menos odores resultam.

Os desodorantes impedem o cheiro do suor, mas não impedem o suor em si. Esses produtos costumam ser à base de álcool, tornando a pele ácida. Isso evita a formação de bactérias que provocam odores.

Você pode tomar algumas outras medidas para prevenir o desenvolvimento de odores nas axilas.

  • Tomar banho diariamente com sabonete. Tomar banho regularmente após atividades extenuantes, como malhar ou praticar esportes, elimina as bactérias e o suor que causam odores.
  • Usar tecidos folgados e respiráveis, como algodão, linho e misturas que absorvem a umidade, essas ações são especialmente importantes se você suar muito. Isso permitirá que seu corpo fique mais fresco, melhor do que roupas apertadas feitas de tecidos não respiráveis.
  • Remover cabelo. Um estudo de 2016 descobriu que raspar ou encerar as axilas reduz significativamente o odor no local. Isso ocorre porque a limpeza é mais eficaz em peles depiladas.
  • Aliviar o estresse. Uma vez que a reação ao estresse pode fazer com que as glândulas sudoríparas produzam suor, as técnicas de controle do estresse e de redução da ansiedade podem ajudá-lo a modular sua reação ao estresse e a minimizar sua resposta fisiológica ao suor.

Evento de Carrington: conheça a tempestade solar

Artigo anterior

Por que os olhos saem vermelhos nas fotos?

Próximo artigo