Ciência e TecnologiaCuriosidades

Por que os views no YouTube travam em 301 visualizações? Entenda

0

Quem acompanha canais que realmente bombam no Youtube independente do segmento de conteúdo, sabe que quando é upado um vídeo novo é gerada uma série de expectativas a respeito da repercussão tanto a nível de conteúdo quanto de números relacionados aos acessos que o vídeo vai atingir.

Isso intriga um grande número de pessoas, principalmente as pessoas que acompanham os determinados conteúdos, além é claro, daqueles que eventualmente fazem as postagens (os próprios ‘Youtubers’). O que levaria por exemplo, um vídeo a inicialmente possuir muito mais curtidas ou descurtidas do que visualizações? E porque elas paralisam em algum número próximo a 301?

Ted Hamilton, funcionário do Google que trabalha no YouTube Analytics vai nos ajudar a solucionar esse mistério:

Hamilton diz que “as visualizações são como uma moeda” para o YouTube. Ou seja, eles necessitam de uma verificação constante e frequente se aquele número de views é real, ou seja, que não se trata de algum programa, software ou algum bots tentando inflar o número de visualizações em questão para tornar o conteúdo divulgado mais popular do que ele de fato é.

Tendo isso em vista, eles realizam algo como um processo de verificação estatística daquelas visualizações. E como esse procedimento é um pouco demorado,  eles param de atualizar o número de visualizações por um momento, para checar tudo e somente posteriormente colocam o número correto.  Com os ‘likes’ e ‘deslikes’ existe menos rigor quanto a essa verificação, já que mesmo que algum vídeo possua bastante repercussão tanto positiva, quanto negativa, o numero de visualizações sempre vai ser maior que o de pessoas que curtiram ou não curtiram.

Entretanto, o que levaria a pausa justamente no número 301? Misticismo? Número da Sorte?

Nada disso, Hamilton explica que alguém decidiu anteriormente estabelecer um limite visando definir o que é um vídeo popular. O limite foi arbitrariamente de 300 visualizações em um curto espaço de tempo, ou seja, quando o vídeo passa de 300 views, o contador estaciona para a checagem.

O que nem sempre acontece, já que o contador pode ultrapassar de inicio esses 301 antes da parada técnica para checagem. Isso pode facilmente ocorrer segundo Hamilton devido ao número de servidores mundiais do Youtube, há um contador de visualizações em cada servidor. O valor total é somado aos poucos. e nem sempre cresce de um em um,  podendo saltar de 290 e poucos para mais de 300 e alguma coisa.

 

Como está o ‘Pequeno Hércules’ hoje em dia?

Matéria anterior

7 dicas para não dormir quando se quer ficar acordado

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos