7 dicas para não dormir quando se quer ficar acordado

POR Ultra Curioso    EM Curiosidades      19/06/15 às 17h08

Quem tem uma rotina corrida sabe bem o que é nunca ter tempo para nada. Sempre que dá, se aproveita aquele intervalinho entre uma tarefa e outra para tentar terminar uma outra obrigação. Nesse corre-corre, o cansaço e o sono constantes são inevitáveis.

Entretanto, há alguma tarefas que acabamos deixando para o último minuto, e quando você percebe já é tarde da noite e você ainda não fez. E aí dá-lhe motivação pra fazer. Mas é questão é que: geralmente estamos tão cansados que nem ao menos estamos vendo o que estamos fazendo, e quando o cansaço físico fala mais alto, simplesmente caímos no sono e deixamos a natureza fazer seu trabalho.

Quando isso acontece é horrível, pois não conseguimos concluir o que começamos a fazer, e aí no outro dia temos que enfrentar as consequências. Por isso, o Ultra Curioso fez essa matéria pra te ensinar a espantar aquele sono chato quando ele chega na hora mais errada. Veja 7 dicas para não dormir quando se quer ficar acordado, e termine aquilo que você queria fazer (mesmo que seja quase amanhecendo o dia)!

1. Bocejou? Pule!

Isso mesmo. Assim que você perceber os sinais de que o sono está chegando, através de bocejos e olhos pesados, levante-se de onde estiver e dê alguns pulos, no mínimo 10. Esse exercício é um estímulo motor e serve como uma ajuda para o corpo ficar "ligado".

porquinha-4

 

2. Muita água

Muitas das vezes a sonolência pode ser causada por desidratação (carência de líquido no organismo). Por isso, se bater o sono comece a tomar água. Além do fato de que, quanto mais tomar água, mais vontade terá de ir ao banheiro, o que vai te obrigar a levantar e mover o corpo. Vale até jogar um pouquinho de água gelada no rosto!

5h8mcmi4lbfzoi42forsdsypy

 

3. Ouça música

A música é considerada um estimulante para o cérebro, por isso é válida no combate ao sono. Mas opte por músicas mais animadas (como rock ou pop). Músicas suaves e calmas terão o efeito contrário do pretendido!

Confira-aplicativos-para-ouvir-música-no-celular

 

4. "Puxe" seu cabelo

Não, não é pra puxar suas madeixas pra valer. Massageie o couro capilar, nem tão forte e nem tão suave, e puxe um pouco os fios. O movimento estimula a circulação de sangue na cabeça e te deixa mais alerta.

blog-350-300-alisamento-cabelo

5. Chupe balas de menta

O efeito da menta é um despertados natural. Quanto maior o ardor, mais você ficará desperto. Por isso, a bala de menta é uma boa alternativa pra quem não quer dormir.

b6436d5c6a5bfc2ff9331bf766061ffc

6. Ponha a cabeça entre os joelhos

Ao colocar a cabeça entre os joelhos, é enviado para lá uma grande quantidade de sangue, o que te dá um bom período de alerta. Só não levante a cabeça muito rápido depois: isso provoca uma desagradável sensação de tontura.

sem-tc3adtulo

 

7. Chupe um limão

O gosto azedo do limão é um forte estimulante para o organismo. Ao chupá-lo, você ficará desperto em instantes!

bebes-chupando-limao-pela-primei

Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+