Por que usamos o dedo do meio como um ato ofensivo?

POR A redação    EM Curiosidades      06/08/14 às 13h59

Todo mundo sabe que mostrar o dedo de meio é um ato ofensivo, pois na hora da briga ou da discussão em vez de falar algo, muitos já partem logo para o dedo. Quem nunca fez isso para ofender alguém ou então até mesmo sem saber?

O que muitos não sabem é que esse costume, que não é tão bonito assim, veio muito antes de termos uma sociedade civilizada que estamos hoje, onde os homens primitivos mostravam seu órgão genital ereto como forma de ofensa ao seu inimigo. Imagina se a ideia pegasse nos dias de hoje? Acho que não ia dar muito certo.

Outro fato histórico que faz parte deste contexto é que um poema grego escrito há muito anos atrás pelo grande poeta Aristófanes faz relação entre o dedo do meio e o órgão genital masculino, foi dai então que surgiu um jeito "mais civilizado" de ofender alguém se ter que ficar mostram coisa demais por ai.

Em alguns países o gesto ofensivo em alguns países não se é ofensivo em outros, mas por que isso acontece? A cultura dos países é diferente, e o modo de pensar também, por isso as pessoas podem ter visto no gesto algo que bom para aquela cultura daqueles países, já em outros não. Porém para não cometer nenhuma gafe caso aconteça isso com você numa viagem e você não saiba se aquilo é um ato ofensivo ou não.

1

Para isso não acontecer as multinacionais estão criando livros de comportamento para que os empresários que viajam muito por diversos países não cometam o deslize de em vez de cumprimentar alguém o ofenda ou vise versa.

Então esse gesto se tornou febre entre as pessoas, e quando você encontrar alguém brigando ou tentando ofender alguém pode ter certeza que o tal dedinho sempre estará no meio da confusão.

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+