• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Descubra como eram feitas as primeiras animações da história

POR Thamyris Fernandes    EM Curiosidades      06/08/14 às 00h29

Para você, que não imagina como seria a vida sem as altas tecnologias de hoje em dia, saiba que as pessoas se viravam bem há alguns séculos. Claro que as coisas aconteciam de uma forma rudimentar, mas ninguém morria de fome ou deixava de se divertir por causa disso.

Um bom exemplo são as primeiras animações que o homem criou. Muito antes de pensar na existência do computador, o físico belga Joseph Plateau descobriu, em 1987, uma forma eficiente de dar movimento aos desenhos.

Ele inventou um equipamento chamado Phenakistoscope - ou Fenacistoscópio, em português - que foi considerado o primeiro mecanismo de animação da história. A invenção consistia em um disco giratório, ligado, na vertical, a um cabo. Uma série de desenhos era disposta em torno do centro do disco e mostrava diferentes quadros da animação.

A pessoa que operava o mecanismo, dessa forma, precisava girar o disco e assistir a animação pelo espelho. Como é possível ver na imagem abaixo:

1

Claro que não vai ser possível mostrar exatamente como era o Fenacistoscópio em ação, mas dá para ter uma noção de como eram as primeiras animações por meio dos GIFs que listamos abaixo. Veja só:

1.

Phenakistoscope-1

2.

Phenakistoscope-2

3.

Phenakistoscope-3

4.

Phenakistoscope-4

5.

Phenakistoscope-5

6.

Phenakistoscope-7

7.

Phenakistoscope-8

8.

Phenakistoscope-6

Próxima Matéria
Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+