icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Por que você não deve tomar café em jejum?

POR Erik Ely EM Curiosidades 28/10/20 às 11h37

capa do post Por que você não deve tomar café em jejum?

Nada melhor do que acordar e tomar um café logo pela manhã, certo? Para muitos, a resposta é, sem a menor sombra de dúvidas, sim. No entanto, é preciso saber que tomar café em jejum pode não ser tão saudável. Pelo menos, é o que afirma uma pesquisa recente da Universidade de Bath, no Reino Unido.

De acordo com o estudo publicado no periódico British Journal of Nutrition, tomar café em jejum pode ser prejudicial para as partes que regulam o nível de açúcar no sangue. Além disso, caso o café seja tomada após uma noite de sono curta ou maldormida, esse efeito negativo do café pode ser ainda maior.

Os níveis de açúcar no sangue podem ser prejudicados

No estudo, 29 homens e mulheres saudáveis foram recrutados para a realização de três experimentos. Dessa forma, todos os testes foram feitos durante a noite. Primeiro, os voluntários se submetiam a uma noite normal e tomavam da bebida pela manhã. Em outro caso, as pessoas eram acordadas a cada hora, ficavam acordadas por cinco minutos e voltavam a dormir. Assim, pela manhã, tomam café com açúcar. No último teste, os participantes tinham o sono interrompido da mesma maneira, mas, dessa vez, tomavam café sem açúcar e, somente após 30 minutos, se alimentavam.

Depois de cada um dos testes, os participantes tinham amostras de sangue coletadas e encaminhadas para análise. Dito isso, o resultado da pesquisa apontavam que, quem se voluntariou a tomar café em jejum e sem açúcar e dormiu mal, teve um aumento de 50% no nível de glicose durante a primeira refeição do dia. "Esses resultados mostram que uma noite de sono interrompido por si só não piora a resposta de glicose e da insulina dos participantes ao café açucarado em comparação com uma noite normal de sono", afirma Harry Smith, principal autor do estudo.

Em todo caso, uma vez que a noite não seja bem dormida, os efeitos se tornam ainda mais forte. "No entanto, começar um dia após uma noite de sono ruim com um café forte, teve um efeito negativo no metabolismo da glicose em cerca de 50%", completa Smith.

E qual o melhor jeito de se tomar café então?

Pelo que sabemos, o consumo moderado de café pode estar uma dieta equilibrada. Entretanto, é preciso ter cuidado com a bebida. Em alguns estudos anteriores, descobrimos que a cafeína pode causar resistência à insulina, o que pode desencadear um caso de diabetes. "Sabemos que quase metade de nós acorda pela manhã e, antes de mais nada, toma uma xícara de café. E intuitivamente, quanto mais cansados ??estivermos, mais forte é o café", afirma James Betts, supervisor da pesquisa e coordenador do Centro de Nutrição, Exercício e Metabolismo da Universidade de Bath. Porém, essa não é a melhor opção.

Para diminuir os impactos negativos do café, é necessário comer primeiro e, em seguida, tomar o café. "Também há muito mais que precisamos aprender sobre os efeitos do sono em nosso metabolismo, como quanto a interrupção do sono é necessária para prejudicar o metabolismo e quais são as implicações de longo prazo nessa prática. Também é importante saber quais exercícios poderiam ajudar a combater isso", afirma Smith.


Próxima Matéria
avatar Erik Ely
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest