Poucas coisas são mais lindas do que um bebê dormindo e ninguém pode negar isso. É nesse momento em que podemos enxergar a maior pureza e inocência que existe. Muitos pais e mães optam por fazer ensaios fotográficos de seus filhos quando estão assim. No entanto, precisamos nos atentar a esse momento tão único e sagrado. A segurança do nosso bebê pode estar em risco quando o mesmo não dorme na posição correta. O que muitas pessoas não sabem é que sim, existe essa posição em que ele deve ser colocado no berço.

Até que complete 1 ano de vida, a criança só deve dormir se for com a barriga para cima. Isso vai contra as crenças de muitas mães e avós, mas acredite, essa posição diminui em até 70% os riscos de morte súbita infantil. A morte súbita infantil é quando o bebê morre sem causa aparente e costuma ocorrer em crianças com menos de 1 ano de vida. É mais comum durante o sono da noite. E foi pensando um pouco sobre isso e a segurança de quem você ama, que decidimos trazer essa matéria. Confira conosco mais detalhes sobre a posição correta para os bebês dormirem e compartilhe com seus amigos.

Posição correta para o bebê dormir

Publicidade
continue a leitura

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), tanto à noite quanto nos pequenos cochilos no decorrer do dia, o bebê deve sempre ser colocado para dormir em decúbito dorsal. Isso quer dizer que ele deve ser colocado de barriga para cima. Essa é a posição que evita os casos de mortes por asfixia. Esse tipo de morte pode acontecer quando a criança está deitada de bruços ou de lado. Existe uma crença de que o bebê corre o risco de se afogar se estiver dormindo de barriga para cima. No entanto, há estudos que provam que isso não é verdade, segundo Magda Lahorgue Nunes, coordenadora do Núcleo de Estudos sobre o Sono da SBP.

Publicidade
continue a leitura

De acordo com as informações do Hospital e Maternidade Santa Joanna, o bebê tem que dormir de barriga para cima até completa 1 ano de idade. Os casos de sufocamento por leite não aumentam nessa posição. Isso porque os pais têm mecanismos de defesa quando regurgitam. Além disso, se a criança está de barriga para cima e vomita, ela tende a tossir e, desta forma, chamar a atenção dos pais. Além de dormir de barriga para cima, a orientação dos profissionais é de que os bebês sejam colocados para descanso no próprio berço.

Publicidade
continue a leitura

Isso quer dizer que devemos abandonar a ideia de colocá-los na cama dos pais. É importante retirar do berço brinquedos, almofadas, travesseiros e outros objetos que podem causar sufocamento. São pequenas crenças que precisamos deixar de lado para melhorar a vida dos nossos pequenos.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento. Aproveite para fazer um tour pelas curiosidades do nosso site.

Publicado em: 25/09/20 13h25